SóProvas


ID
3387793
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O clima e a cultura organizacional permitem à organização planejar relações de trabalho entre os colaboradores, buscar satisfação e bem-estar, visando melhoria contínua e qualidade de vida no trabalho, além de motivação e maior produtividade. Em relação à cultura e ao clima organizacional, julgue o item a seguir.


A cultura corresponde ao conjunto de crenças, valores, costumes, tradições, sentimentos e comportamentos experimentados pelos membros de uma organização, tratando-se de normas informais que determinam comportamentos individuais e coletivos. Pode ser aprendida, transmitida e partilhada.

Alternativas
Comentários
  •  ☑ GABARITO: CERTO

    A cultura organizacional é o nome que se dá a hábitos, crenças, valores e comportamentos compartilhados em um ambiente de trabalho e que definem como uma determinada empresa conduz seus negócios.

  • A cultura de uma empresa pode ser entendida como o conjunto de normas não escritas que todos os colaboradores seguem, ou deveriam seguir. Ela é formada por lemas, atitudes, valores, práticas e hábitos que identificam uma maneira única de atuação.

    fonte:

  • Não se trata apenas de normas informais. Temos por exemplo os ritos organizacionais, que são atividades planejadas para fortalecer a cultura.

    DISCORDO DO GABARITO.

  • A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, símbolos, ritos, vestuários, heróis, mitos, entre outros, compartilhados pelos membros de uma organização. É uma rede de concepções tomadas como certas, formalmente ou não, de forma escrita ou não escrita.

    Fonte: Direção Concursos - Profª. Camila Montenegro

  • Fiquei com medo desse "normas informais"

  • No conceito de cultura organizacional trazido por Chiavenato (2014, pág 364), ele afirma que a cultura representa as normas informais e não escritas que norteiam o comportamento.

    "Cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores, tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que é compartilhada por todos os membros da organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais." (CHIAVENATO, 2014)

    O próprio autor confirma mais adiante na sua obra que na cultura há a presença também de aspectos formais e abertos ou observáveis (ex: políticas e diretrizes, objetivos) e a base é constituída de aspectos informais e ocultos ou invisíveis (Ex: valores, sentimentos).

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: CERTO.

  • Se fosse o CESPE a questão estaria errada, haja vista que são valores formais e informais.

  • É uma questão para área de psicologia, percebo que os mesmos conceitos quando estudados pela psicologia e pela administração muitas vezes tem variações... Bem confuso....

  • Gabarito do monitor

    GABARITO: CERTO.

    No conceito de cultura organizacional trazido por Chiavenato (2014, pág 364), ele afirma que a cultura representa as normas informais e não escritas que norteiam o comportamento.

    "Cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores, tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que é compartilhada por todos os membros da organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais." (CHIAVENATO, 2014)

    O próprio autor confirma mais adiante na sua obra que na cultura há a presença também de aspectos formais e abertos ou observáveis (ex: políticas e diretrizes, objetivos) e a base é constituída de aspectos informais e ocultos ou invisíveis (Ex: valores, sentimentos).

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.