-
☑ GABARITO: ERRADO
↪ A cidadania organizacional é um comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um cargo, mas que auxilia a criação do funcionamento eficaz da organização.
⇉ WIKIPEDIA.
-
A questão abordou a definição de Responsabilidade, segundo Introdução à Teoria Geral da Administração,Idalberto Chiavenato.
Questão que aborda o tema Q1138286
Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas;
Delegação
Delegação é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia.
Muitas organizações encorajam seus gerentes a delegar autoridade aos níveis mais baixos para proporcionar o máximo de flexibilidade para satisfazer as necessidades do cliente e se adaptar ao ambiente.
Autoridade : é o poder legítimo decorrente da posição de uma pessoa na organização formal.
A autoridade se distingue por três características:a). Autoridade é alocada em posições da organização e não em pessoas; b). Autoridade é aceita pelos subordinados;c). Autoridade flui abaixo por meio da hierarquia
verticalizada.
Responsabilidade
A responsabilidade é o outro lado da moeda. Significa o dever de desempenhar a tarefa ou atividade para a qual a pessoa foi designada. O grau de autoridade é proporcional ao grau de responsabilidade assumida pela pessoa.A autoridade emana do superior para o subordinado, enquanto a responsabilidade é a obrigação exigida do subordinado para que realize tais deveres. Por conseguinte, diz-se que a responsabilidade é delegada aos subordinados, embora, na realidade, o que se delega é a autoridade e não somente a responsabilidade. Sobre esse assunto há muita discussão e controvérsia.
PODER é o potencial de influência de uma pessoa sobre outras, é a capacidade de exercer influência, embora isso não signifique que a influência seja realmente exercida.
Coordenação - Para Fayol, a coordenação é a reunião, a unificação e a harmonização de toda a atividade e esforço, enquanto para Gulick, se a subdivisão do trabalho é indispensável, a coordenação é obrigatória.
Fonte: Colega aqui do QC, Victor Matheus
-
Variáveis dependentes:
Produtividade;
Absenteísmo;
Rotatividade;
Desvio de comportamento no ambiente organizacional;
Satisfação no trabalho;
Cidadania social - comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um cargo, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização.
Variáveis independentes:
Organizacionais: desenho, cultura, política;
Grupais: comunicação, liderança, poder, conflitos;
Individuais: idade, gênero, personalidades, valores, motivação.
Fonte - material Casa do Concurseiro.
-
De acordo com Robbins (2005), "a cidadania organizacional é um comportamento discricionário que NÃO FAZ PARTE das exigências funcionais de um cargo, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização." Ainda de acordo com o autor, é necessário que a organização possua em seu quadro, "funcionários que adotem um comportamento de bom cidadão", tais como ter cuidado com o patrimônio, evita conflitos desnecessários e seguir as leis.
Robbins preconiza também que as empresas que têm esse tipo de funcionário com esse comportamento apresenta maior desempenho, logo a cidadania organizacional é um fator ou variável que deve ser levado em consideração no comportamento organizacional. (ROBBINS, 2005, PÁG. 22 e 23).
O erro da assertiva está em dizer que a cidadania organizacional é a "realização das atividades propostas, de acordo com a descrição de cargo previsto". As atividades não são propostas, pois trata-se de um comportamento discricionário (optativo) por parte do colaborador. Ela não está prevista na descrição do cargo. . O que não quer dizer que isso não seja importante para que a organização tenha um melhor desempenho, por isso Robbins a considerada como uma variável importante do comportamento organizacional.
Fonte: Stephen ROBBINS. Comportamento Organizacional. 11 ed. Pearson. 2005.
GABARITO: ERRADO.
-
A cidadania organizacional NÃO é necessariamente importante, conforme a descrição de cargo prevista.
Visto que:
- É comportamento discricionário;
- Não faz parte das exigências funcionais de um cargo;
- Conforme AOCP - cidadania organizacional, aspecto QUE NÃO É importante para a eficiência da organização (de acordo com a descrição do cargo).
"Repetição com correção até à exaustão, leva à perfeição"