Denominada de NOC ou Classificação dos resultados de enfermagem, surgiu a partir da necessidade de implementar uma linguagem específica que permitisse avaliar o Processo de Enfermagem, e tem como objetivo definir intervenções de resultados, de forma a facilitar a sua utilização.
A NOC documenta, então, o desenvolvimento de resultados padronizados para a avaliação dos cuidados de saúde. Portanto o enfermeiro deverá encontrar na taxonomia NOC o resultado mais adequado para o paciente em questão. A alternativa A está correta.
A intervenção sugerida para cada diagnóstico de enfermagem está relacionada com o NIC - Classificação das Intervenções de Enfermagem. A alternativa B, D e E estão erradas porque todas se referem ao NIC e não ao NOC.
Indicadores assistenciais não tem relação com o NOC.
Gabarito do Professor: Letra A.
Bibliografia
Silva NCM, Oliveira ARS, & Carvalho EC. Conhecimento produzido sobre os resultados da "Nursing Outcomes Classification - NOC": revisão integrativa. Revista Gaúcha de Enfermagem, 36(4), 104-111, 2015.
Bavaresco T, & Lucena AF.a de Fátima. (2012). Intervenções da Classificação de Enfermagem NIC validadas para pacientes em risco de úlcera por pressão. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 20(6), 1109-1116, 2012.