A assertiva está errada ao afirmar que toda caldeira será acompanhada de “Projeto de Alteração ou Reparo", uma vez que o parágrafo primeiro do artigo 188 da CLT estabelece que toda caldeira será acompanhada de "Prontuário", com documentação original do fabricante, observem o artigo abaixo:
Art. . 188 da CLT As caldeiras serão periodicamente submetidas a inspeções de segurança, por engenheiro ou empresa especializada, inscritos no Ministério do Trabalho, de conformidade com as instruções que, para esse fim, forem expedidas.
§ 1º - Toda caldeira será acompanhada de "Prontuário", com documentação original do fabricante, abrangendo, no mínimo: especificação técnica, desenhos, detalhes, provas e testes realizados durante a fabricação e a montagem, características funcionais e a pressão máxima de trabalho permitida (PMTP), esta última indicada, em local visível, na própria caldeira.
§ 2º - O proprietário da caldeira deverá organizar, manter atualizado e apresentar, quando exigido pela autoridade competente, o Registro de Segurança, no qual serão anotadas, sistematicamente, as indicações das provas efetuadas, inspeções, reparos e quaisquer outras ocorrências.
§ 3º - Os projetos de instalação de caldeiras, fornos e recipientes sob pressão deverão ser submetidos à aprovação prévia do órgão regional competente em matéria de segurança do trabalho.
A assertiva está ERRADA.
A questão exige o conhecimento do capítulo relativo à segurança e medicina do trabalho, previsto na Consolidação das Leis do Trabalho, especificamente na seção das caldeiras, fornos e recipientes sob pressão;
Veja o que dispõe a CLT:
Art. 188, §1º, CLT: toda caldeira será acompanhada de "prontuário", com documentação original do fabricante, abrangendo, no mínimo: especificação e a montagem, características funcionais e a pressão máxima de trabalho permitida (PMTP), esta última indicada, em local visível, na própria caldeira.
Como se depreende do referido dispositivo, a caldeira será acompanhada de um prontuário, e não de um projeto de alteração e reparo.
GABARITO: ERRADO