A questão em análise exige que conheçamos os modelos teóricos de administração pública. Para responder corretamente, devemos indicar a alternativa que traz características pertinentes ao modelo gerencial.
A - INCORRETA. Na burocracia, segundo Max Weber, o comportamento esperado pelo servidor ou administrador público era observado na forma de regulamentos exaustivos.
B - INCORRETA. Outra característica típica das administrações burocráticas eram as atividades, estruturas e procedimentos estarem codificados em regras exaustivas para evitar a imprevisibilidade. Buscando, como isso, ter controle sobre as ações dos administradores públicos.
C - INCORRETA. Um dos principais motivos para a burocracia ceder espaço ao modelo gerencial foi a sua incompatibilidade em atender as demandas de uma sociedade civil estruturada, urbana e uma economia de mercado.
D - CORRETA. O modelo de Administração Pública Gerencial orienta-se para o cidadão e para a obtenção de resultados. Nele ocorre a contratualização de resultados a serem alcançados, com explicitação mais clara de aportes para sua realização e incentivos ao desempenho superior. É o primeiro modelo que tem o cidadão como objetivo de atendimento, que busca apresenta mecanismos para aumento da produtividade, máxima eficiência e com mecanismos de controle/prestação de contas dos agentes públicos.
E - INCORRETA. O modele burocrático apresenta constante monitoramento dos meios, especialmente dos procedimentos adotados pelos membros da administração no cotidiano de suas atividades.
Após analisar as alternativas, percebemos que a alternativa "D" é a que apresenta características do modelo gerencial.
GABARITO: D