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ID
3389587
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Videira - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Vicente de Paula Faleiros (2005), ao discorrer sobre o Movimento de Reconceituação, afirma que “a mobilização social e política da sociedade e a mobilização dos assistentes sociais põem em relevo a crise da profissão nos meados dos anos sessenta do século XX: sua desqualificação no mundo científico-acadêmico, sua inadequação ‘metodológica’ com a divisão em Serviço Social de caso, Serviço Social de grupo e desenvolvimento de comunidade e a ausência de uma teorização articulada. Suas práticas mais significativas se faziam longe dos graves problemas sociais, sem consonância com as necessidades concretas do povo”.


Segundo o autor, o Movimento de Reconceituação significou:

1. O questionamento ao Serviço Social tradicional, a introdução do marxismo na formação acadêmica e a necessidade de construção de um projeto político de aliança de intelectuais com os dominados, explorados e oprimidos.

2. Um momento de ruptura com o Serviço Social tradicional, mas sem que houvesse alcançado as instituições e a maioria dos profissionais.

3. Um movimento decorrente de uma crise endógena ao Serviço Social latino-americano e da necessidade de articulação entre o fazer profissional e o debate científico.

4. A instauração de um pensamento crítico no Serviço Social, resultado de um processo histórico complexo de lutas, resistência ao imperialismo e à ordem dominante e organização das classes subalternas.

5. Um processo de construção de uma teoria própria do Serviço Social para atender às particularidades das expressões da questão social na América Latina.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1. O questionamento ao Serviço Social tradicional, a introdução do marxismo na formação acadêmica e a necessidade de construção de um projeto político de aliança de intelectuais com os dominados, explorados e oprimidos.

    2. Um momento de ruptura com o Serviço Social tradicional, mas sem que houvesse alcançado as instituições e a maioria dos profissionais.

    4. A instauração de um pensamento crítico no Serviço Social, resultado de um processo histórico complexo de lutas, resistência ao imperialismo e à ordem dominante e organização das classes subalternas.

    5. Um processo de construção de uma teoria própria do Serviço Social para atender às particularidades das expressões da questão social na América Latina.