Para facilitar a sua compreensão, veja abaixo uma definição simples de cada uma delas:
Taxa Proporcional: As taxas de juros proporcionais são aquelas aplicadas a capitalização simples (juros simples) onde a divisão de uma taxa por períodos menores irá apresentar dentro da soma dos períodos a mesma soma. Simplificando, para a obtenção de uma taxa mensal de um investimento que rende 10% ao ano, simplesmente dividimos os 10% pelos 12 meses verificando então uma taxa proporcional de 0,833% ao mês.
Taxa Equivalente: As taxas equivalentes irão produzir um mesmo montante que a outra operação, porém com períodos de capitalização diferente da taxa original. No mesmo exemplo o investimento que rende 10% ao ano, tem uma taxa equivalente de 0,797% a.m.
Observação: Quando tratamos de Juros Simples ou Capitalização Simples, a Taxa Proporcional ou Taxa Equivalente é indiferente
Duas taxas de juros são consideradas proporcionais quando possuem períodos de capitalização diferente e se aplicadas sobre um mesmo montante inicial produzem um mesmo valor final. Importante lembrarmos que as taxas de juros proporcionais são aplicadas somente a capitalização ou juros simples (na capitalização composta é utilizada a taxa equivalente). Veja um exemplo simples:
Uma taxa de capitalização simples de 12 % ao ano é equivalente a 1% ao mês.
Taxa anual 12% / 12 Meses = 1% ao mês.
Para a obtenção da taxa de juros proporcional é necessário apenas realizarmos a divisão pelo período que precisamos converter.
Diferentemente das taxas de juros proporcional, as taxas de juros equivalentes possuem taxas diferentes em em períodos de tempo diferente. O cálculo da taxa de juros equivalente é utilizada na capitalização composta e é utilizada a seguinte fórmula:
Fórmula da Taxa de Juros Equivalente
Onde: iq= (1+it)^q/t-1 x100
Seguindo o mesmo exemplo da taxa proporcional, qual a taxa equivalente ao mês de uma aplicação que oferece uma rentabilidade de 12% ao ano?
Eq= [( 1 + 0,12 ) ^ 1/12]-1
Eq = 0,94%