SóProvas


ID
3391639
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

Violência na fronteira

    As agressões contra imigrantes venezuelanos em Pacaraima (RR), no sábado [18.08.2018], envergonham o país.
    Por mais que se compreendam as tensões sociais exacerbadas pelo influxo contínuo de refugiados, não há como relevar o recurso à violência para expulsar famílias que deixaram tudo para trás, empurradas pelo desespero.
    É impossível minimizar o desastre social, econômico e político que se abate sobre a nação vizinha, sob a autoridade do ditador Nicolás Maduro.
    Fome, desabastecimento, repressão e criminalidade urbana impulsionam a busca por uma vida melhor, ou pela simples sobrevivência. Nada diverso dos motivos que levaram pioneiros de outras regiões brasileiras a povoar Roraima, poucas décadas atrás, se bem que não sob ameaça de uma guerra civil.
    Um estado não pode arcar sozinho com o inegável ônus representado pela onda de venezuelanos. Os sistemas de saúde e segurança pública, numa região pobre, são despreparados para lhe fazer frente. O governo federal deve agir, com mais decisão.
    O Brasil tem larga tradição de receber imigrantes. Há que mantê-la, o que não se separa da responsabilidade de organizar o fluxo, sem atenção para considerações miúdas quanto a interesses de política provinciana em ano eleitoral.
    Atribuir a violência aos recém-chegados não se sustenta em fatos, ainda que episódios isolados possam ocorrer. Roraima já enfrentava guerra sangrenta entre facções nacionais do tráfico.
    A primeira preocupação deve ser evitar que a escalada de tensão degenere em uma voga xenófoba, mesmo porque nada indica que os venezuelanos encontrem, em breve, incentivos para deixar de fugir.
(Editorial. Folha de S.Paulo. 23.08.2018. Adaptado)

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de colocação pronominal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Se abate um desastre social, econômico e político sobre a nação vizinha ? não podemos começar uma frase com pronome oblíquo átono, o correto é o uso da ênclise (=após o verbo: abate-se).

    B) O desespero tem imposto-se sobre as famílias dos venezuelanos ? locução verbal formada por verbo no particípio, o correto é antes do verbo no particípio (=tem se imposto).

    C) Verá-se, ainda, muita tensão em Roraima, e envergonharemos-nos disso. ? verbo no futuro do presente do indicativo, o correto é a mesóclise (=ver-se-á).

    D) O Brasil tem larga tradição de receber imigrantes e certamente a manterá.

    E) Pouco faz-se para tentar entender a real situação dos imigrantes em Roraima ? temos o advérbio "pouco" sendo fator de atração, fator de próclise, o correto é a próclise (=pouco se faz).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva D

    O Brasil tem larga tradição de receber imigrantes e certamente a manterá.

  • Letra D

    O Brasil tem larga tradição de receber imigrantes e certamente a manterá.

    Certamente é advérbio atraindo próclise.

  • CORRETA:

    d) O Brasil tem larga tradição de receber imigrantes e certamente a manterá. [o termo "certamente" é advérbio e esse atrai o pronome (fator de próclise)] .

    INCORRETAS:

    a) Se abate um desastre social, econômico e político sobre a nação vizinha. [Não se inicia período com o pronome oblíquo átono]

    b) O desespero tem imposto-se sobre as famílias dos venezuelanos. [Na construção (verbo auxiliar + particípio) temos três possibilidades:

    O desespero se tem imposto sobre as famílias... (próclise ao verbo auxiliar)

    O desespero tem-se imposto sobre as famílias... (ênclise ao verbo auxiliar)

    O desespero tem se imposto sobre as famílias... (próclise ao verbo no particípio)

    A única vedação é justamente a trazida pela a alternativa. Não se admite, nesses casos, ênclise ao verbo no particípio.

    c) Verá-se, ainda, muita tensão em Roraima, e envergonharemos-nos disso. [Em vermelho, verificamos dois erros na alternativa. O primeiro é que não se admite ênclise ao verbo no futuro. O segundo também temos um verbo no futuro]. *Veja também a explicação do Arthur Carvalho.

    e) Pouco faz-se para tentar entender a real situação dos imigrantes em Roraima. [o correto seria: pouco se faz. O pouco é advérbio e atrai o pronome].

  • GAB. D

    O Brasil tem larga tradição de receber imigrantes e certamente a manterá.

  • Gabarito:D

    Principais Regras de Colocação Pronominal:

    1- Início de frase usa-se a próclise. Ex: Dar me um garfo.

    2- Verbo no particípio usa-se a próclise. Ex: Tenho te procurado sempre.

    3- Verbo no futuro usa-se a mesóclise. Ex: Dar-te-ia um garfo.

    4- Palavra atrativa como "que, nunca, não, jamais, sempre etc" atrai para a próclise. Ex: Não se achar.

    5- Verbo no gerúndio usa-se a ênclise. Ex: Estou fazendo me de bonito.

    6- Sujeito expresso e próximo ao verbo poderá usar a ênclise ou próclise (facultado)

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Advérbio curto atraindo próclise

    GAB D

    APMBB