SóProvas


ID
3392443
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Intensificou-se no Brasil, nos últimos anos, a necessidade de políticas de ações afirmativas diante das desigualdades históricas de acesso dos candidatos às universidades públicas. Em relação às políticas de ações afirmativas da Educação Superior, julgue o item a seguir.


Tem como princípio a equidade, que considera, na prática, que se deve “tratar de forma desigual os desiguais”, promovendo a justiça social por meio do tratamento diferenciado dos sujeitos, na busca pela igualdade de resultados.

Alternativas
Comentários
  • Gaba: CERTO

  • CERTO

    Um sistema de cotas foi adotado pela primeira vez na Índia, na década de 1950, para promover ações afirmativas que integrassem a população tradicionalmente pertencente às castas excluídas nos sistemas educativos, na administração pública e nos cargos políticos.

  • (C)

    Nesse contexto, surgem as ações afirmativas, denominação atribuída às medidas que visam, de algum modo, intervir nas relações sociais para quebrar a ordem vigente na sociedade e facilitar o acesso a bens jurídicos que se mostram inacessíveis ou de acesso muito dificultoso para certo grupo social, surgindo também como instrumento reparador em razão de um contexto histórico de desigualdade.

    Esse instituto jurídico passou a ser bastante lembrado em razão das cotas raciais para o ingresso nas universidades públicas.

    Fonte Jus.com.br

    Outra questão que ajuda

    Ano: 2020 Banca: Prefeitura Catas altas-MG 

    [...] De acordo com o relatório Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, lançado recentemente pelo IBGE, pela primeira vez na história, os estudantes pretos e pardos passaram a compor a maioria nas universidades públicas brasileiras (50.3%), em 2018. “Ainda que esse grupo continue sub representado, uma vez que os negros constituem 55,8% da população, não há como ignorar o êxito das ações afirmativas, que democratizaram o acesso ao ensino superior” [...]

    CARTA CAPITAL. 27 nov. 2019. p. 33.

    (C)Estando pretos e pardos historicamente em posições sociais menos valorizadas no país, as políticas de ação afirmativa explicam os dados do trecho.