A) A República Romana, a partir do século III a.C, iniciou a fase expansão territorial por conquistas militares. Essa expansão foi motivada pela vitória sobre o Cartago nas Guerras Púnicas.
B) Algumas das principais características da Republica Romana eram: Sociedade patriarcal, Voto censitário, ausência de democracia, sociedade escravista e hierarquizada. Nesse viés, inúmeros conflitos foram gerados entre os Plebeus e os Patrícios (detentores do poder político), os quais, indignados pela falta de direitos políticos e posse de terras, revoltaram-se e, através dessas revoltadas, conquistaram direitos como: fim da escravidão por divida, criação do tribuno da plebe (participação política, evitando políticas unilaterais),igualdade civil (liberação do casamento entre classes distintas), igualdade religiosa e possibilidade de eleição à cargos políticos.
C) Os Romanos destruíram a cidade do Cartago, adquirindo domínio sobre o Mar Mediterrâneo.
D) Tibério e Caio Graco tentaram implementar uma Reforma Agrária, com o objetivo de dividir as terras conquistadas entre os plebeus e diminuir os conflitos sociais. Entretanto, não obtiveram êxito devido a oposição dos Patrícios e Generais.