A Marcha sobre Roma é como se conhece a grande marcha realizada pelos fascistas na cidade de Roma em 28 de outubro de 1922. Esse evento é conhecido como o grande responsável pela ascensão de Benito Mussolini e dos fascistas ao poder da Itália. No dia seguinte à marcha, Mussolini foi indicado para o cargo de primeiro-ministro.
A mando de Mussolini, o líder do Partido Fascista, a marcha foi organizada com o intuito de pressionar a monarquia italiana para nomeá-lo como primeiro-ministro do país. Naquele momento, o Partido Fascista havia obtido uma força considerável e resolveu usá-la para dar um ultimato ao rei e ascender ao poder.
Em outubro de 1922, com um público amplo e heterogêneo, num comício, Mussolini sentenciou: “Ou nos entregam o governo ou nós o tomaremos marchando sobre Roma”.
Poucos dias depois, Mussolini, com o apoio de seus seguidores fascistas, iniciou uma exibição de força para intimidar o rei Vitorio Emanuel III. O evento ficou conhecido como a MARCHA SOBRE ROMA e tinha o objetivo maior de fazer Mussolini ascender e tomar o poder central.
Alguns parlamentares exigiram que o Exército defendesse o governo contra um golpe fascista. O rei, porém, apenas um dia depois da Marcha, nomeou Mussolini primeiro-ministro, acreditando que assim salvaria a Itália. Na ocasião, os fascistas tinham apenas 35 das 535 cadeiras no Parlamento, o que, em tese, obrigaria Mussolini a conviver com antifascistas.
Resposta: C