-
aultima intencao de ruptura nao defendeu manutençao, pelo contrario.
-
ERRADO
-
O movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina teve lugar no período de 1965 a 1975, impulsionado pela intensificação das lutas sociais que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, dentre outras expressões. Ele expressa um amplo questionamento da profissão (suas finalidades, fundamentos, compromissos éticos e políticos, procedimentos operativos e formação profissional), dotado de várias vertentes e com nítidas particularidades nacionais. Mas sua unidade assentava-se na busca de construção de um Serviço Social latino-americano: na recusa da importação de teorias e métodos alheios à nossa história, na afirmação do compromisso com as lutas dos “oprimidos” pela “transformação social” e no propósito de atribuir um caráter científico às atividades profissionais. Denunciava-se a pretensa neutralidade político-ideológica, a restrição dos efeitos de suas atividades aprisionadas em micro espaços sociais e a debilidade teórica no universo profissional. (IAMAMOTO)
Ou seja, é a partir de então que o SeSo começa a trilhar seu caminho para uma aproximação da teoria marxista que desencadeará na ruptura com a herança conservadora do Serviço Social tradicional.
Ver sobre o assunto em:
1) Textos: file:///C:/Users/Dell/Desktop/CONCURSO%20MATERIAL/LIVRO%20COMPLETO%20-%20%20CFESS%20-%20Servico%20Social%20-Direitos%20Sociais%20e%20Competencias%20Profissionais%20%20-2009.pdf
2) LIVRO: RENOVAÇÃO E CONSERVADORISMO NO SERVIÇO SOCIAL (IAMAMOTO)
-
O movimento de reconceituação foi marcado por vertentes diferentes, no Brasil, por exemplo, a perspectiva modernizadora baseava-se no positivismo, a perspectiva da reatualização do conservadorismo teve em sua base a fenomenologia, e a intenção de ruptura o marxismo.
Essas perspectivas fundamentalmente heterogêneas buscavam transformar a profissão no sentido de torná-la capaz de responder a um novo padrão de exigências do período, o efeito disso foi a erosão do serviço social tradicional e não a sua manutenção.
-
Errado. É exatamente o contrário. A profissão assume as inquietações e insatisfações desse período histórico, “colocando em xeque o Serviço Social tradicional”, através de um amplo movimento em diferentes níveis: teórico, metodológico, operativo e político. Esse movimento ocorre em toda a América Latina, guardadas as devidas particularidades.
RESPOSTA: ERRADO