GABARITO: CERTO
? O ensaio teórico aqui apresentado trata da interlocução estabelecida entre o Serviço Social, a produção marxiana e a sua tradição, indicando aspectos relevantes para a pesquisa e a produção de conhecimentos em nível de Serviço Social. Elucida, sinteticamente, o debate travado entre eles a partir do chamado ?processo de reconceituação? (NETTO, 1991), apontando os limites e as possibilidades desta aproximação. Embora o Serviço Social e a produção teórica oriunda de Marx e de sua tradição componham instâncias diferentes e sejam antagônicos nos seus fundamentos de origem, a relação entre eles é viável, necessária e proveitosa. A pesquisa permanente e a produção de conhecimentos em Serviço Social são decisivas para a sobrevivência desta profissão na contemporaneidade. Mais do que isso, é condição básica para sua inserção crítica na divisão social e técnica do trabalho (IAMAMOTO; CARVALHO, 1985) e para a qualificação dos assistentes sociais que cotidianamente lidam com múltiplas e complexas manifestações da chamada ?questão social?.
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? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Um conceito fundamental para a compreensão da profissão na sociedade capitalista é o conceito de reprodução social que, na tradição marxista, se refere ao modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais nesta sociedade. Nessa perspectiva, a reprodução das relações sociais é entendida como a reprodução da totalidade da vida social, o que engloba não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também a reprodução espiritual da sociedade e das formas de consciência social através das quais o homem se posiciona na vida social. Ou seja, a reprodução das relações sociais, “como a reprodução do capital permeia as várias ‘dimensões’ e expressões da vida em sociedade” (IAMAMOTO; CARVALHO, 1995, p. 65). Dessa forma, a reprodução das relações sociais é a reprodução de determinado modo de vida, do cotidiano, de valores, de práticas culturais e políticas e do modo como se produzem as ideias nessa sociedade. Ideias que se expressam em práticas sociais, políticas, culturais, padrões de comportamento e que acabam por permear toda a trama de relações da sociedade. (YAZBEK, 2009, p.03)