SóProvas


ID
3393826
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação ao significado social da profissão do Serviço Social na reprodução das relações sociais capitalistas, julgue o item a seguir.

Uma forma de compreender o Serviço Social como instituição inserida na sociedade é a partir do conceito de reprodução social fundado na tradição marxista.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? O ensaio teórico aqui apresentado trata da interlocução estabelecida entre o Serviço Social, a produção marxiana e a sua tradição, indicando aspectos relevantes para a pesquisa e a produção de conhecimentos em nível de Serviço Social. Elucida, sinteticamente, o debate travado entre eles a partir do chamado ?processo de reconceituação? (NETTO, 1991), apontando os limites e as possibilidades desta aproximação. Embora o Serviço Social e a produção teórica oriunda de Marx e de sua tradição componham instâncias diferentes e sejam antagônicos nos seus fundamentos de origem, a relação entre eles é viável, necessária e proveitosa. A pesquisa permanente e a produção de conhecimentos em Serviço Social são decisivas para a sobrevivência desta profissão na contemporaneidade. Mais do que isso, é condição básica para sua inserção crítica na divisão social e técnica do trabalho (IAMAMOTO; CARVALHO, 1985) e para a qualificação dos assistentes sociais que cotidianamente lidam com múltiplas e complexas manifestações da chamada ?questão social?.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Um conceito fundamental para a compreensão da profissão na sociedade capitalista é o conceito de reprodução social que, na tradição marxista, se refere ao modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais nesta sociedade. Nessa perspectiva, a reprodução das relações sociais é entendida como a reprodução da totalidade da vida social, o que engloba não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também a reprodução espiritual da sociedade e das formas de consciência social através das quais o homem se posiciona na vida social. Ou seja, a reprodução das relações sociais, “como a reprodução do capital permeia as várias ‘dimensões’ e expressões da vida em sociedade” (IAMAMOTO; CARVALHO, 1995, p. 65). Dessa forma, a reprodução das relações sociais é a reprodução de determinado modo de vida, do cotidiano, de valores, de práticas culturais e políticas e do modo como se produzem as ideias nessa sociedade. Ideias que se expressam em práticas sociais, políticas, culturais, padrões de comportamento e que acabam por permear toda a trama de relações da sociedade. (YAZBEK, 2009, p.03)