-
Olá, caras (os) colegas!
Atentem-se para esta assertiva, de fato a visita domiciliar é um dos instrumentos técnico-operativos do Serviço Social que permite ao profissional um aprofundamento das particularidades do contexto e das relações sociais em que vivem os sujeitos, ou seja, busca conhecer as condições e modos de vida da população usuária em sua realidade cotidiana. Todavia, não consiste num instrumento obrigatório, sendo de autonomia do assistente social decidir se a demanda exige ou não o seu uso.
Fica a dica:
*Nenhum instrumento técnico-operativo é de uso obrigatório, cada uma realidade demanda uma intervenção.
**Não confundi o termo “obrigatório” com “privativo”.
-
a visita domiciliar de fato nos possibilita compreender a realidade social através de suas peculiaridades. No entanto, ela não é obrigatória, cabe ao profissional analisar se irá ou não utilizá-la
-
GABARITO: ERRADO
? Dada sua relevância, a visita domiciliar é um instrumento de uso obrigatório para o(a) assistente social nos casos em que estiver intervindo.
? O profissional, enquanto um ser qualificado e dotado de uma relativa autonomia, possui capacidade para decidir se a visita domiciliar é o instrumento mais adequado a determinado caso (=não é obrigatória).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
A visita domiciliar é uma estratégia técnica de conhecer melhor as realidades sociais a fim de garantir o acesso a direitos e potencializar os vínculos e as habilidades existentes. A visita domiciliar não é uma forma de controle que visa disfarçar as múltiplas expressões da questão social, gerir a pobreza e fazer apenas a manutenção das dinâmicas econômicas vigentes. O Assistente social tem relativa autonomia para escolher qual o melhor instrumento de trabalho, inclusive se fará visita domiciliar ou não.
-
A primeira parte da questão esta ok. A visita domiciliar é um dos instrumentos técnico-operativos do Serviço Social que permite ao profissional conhecer as particularidades do contexto e das relações sociais em que vivem os sujeitos. Todavia, na segunda metade apareceu um erro: “Dada sua relevância, a visita domiciliar é um instrumento de uso obrigatório para o(a) assistente social nos casos em que estiver intervindo”. Ela não é um instrumento obrigatório. Possui uma finalidade específica e como tal não é utilizada indiscriminadamente.
RESPOSTA: ERRADO
-
Quadrix 2018
A visita domiciliar é um instrumento que possibilita conhecer as condições e os modos de vida da população usuária e observar as relações sociais dos usuários em seu contexto familiar.
Cespe 2011
No processo de intervenção na situação apresentada, o assistente social, se necessário, poderá utilizar-se de visita domiciliar. No uso desse instrumento, o planejamento e a definição clara dos objetivos serão requisitos importantes.