-
Custos financeiros é a mesma coisa que encargos financeiros? Na maioria dos materiais esse conceito refere-se a encargos financeiros.
-
CERTO
Custos Financeiros – Resultam da necessidade de financiamento da obra por parte do executor, que ocorre quando os desembolsos mensais acumulados forem superiores às receitas acumuladas. Tais custos são calculados como um percentual equivalente à taxa de juros básicos do Banco Central (SELIC), aplicado sobre o preço de venda menos a margem, durante um mês. As despesas financeiras decorrentes de inadimplência do contratante, por serem eventuais, não podem ser consideradas na elaboração dos custos referenciais do DNIT.
Fonte: Estratégia concursos
-
Os custos financeiros são aqueles inerentes a todo o processo de estocagem e incluem todo o capital financeiro que foi investido na aquisição das mercadorias, além de outros custos, como juros e taxas financeiras que a empresa necessita arcar para poder ter o estoque.
Os encargos financeiros são aqueles cobrados em serviços oferecidos por instituições financeiras. Alguns exemplos são as taxas de juros e atrasos de um empréstimo ou faturas de cartões de crédito.
-
Mais uma vez, o que ocorre na teoria em concursos públicos não condiz com a realidade prática. Se for usar as ideias aplicadas aqui em casos práticos, vai-se perder o emprego!!!! Verdadeiro absurdo, principalmente quando diz "....existe inevitavelmente uma perda monetária". Na vida real, faça um orçamento e desconsidere custos e encargos financeiros para ver aonde vai parar!!!! Cansei de fazer orçamentos em que se aplicavam taxas para evitar prejuízos financeiros, inclusive abrangendo o intervalo de tempo entre a medição e o recebimento dela.
-
Custo financeiro
"Em última análise, é como se a empresa contratada funcionasse como um banco, financiando a construção. No caso de obras públicas, esta é a regra."
"Se o dinheiro empregado pelo construtor no financiamento da obra tivesse sido aplicado no mercado financeiro (poupança, fundos de aplicação, ações, etc.), ele estaria rendendo e representaria um ganho real. Essa "perda", ou melhor, esse ganho que o construtor deixa de auferir precisa então ser contabilizado no custo indireto."
-
Não seria "Despesa" Financeira
-
Pessoal, o texto foi extraído do livro do Aldo Dórea (2006), Como preparar orçamento de obras: dicas para orçamentistas.
página 213 (na minha versão).
-
Em uma questão de verdadeiro ou falso, em que cada palavra faz diferença na interpretação, dizer que inevitavelmente"existe uma perda financeira e considerar isso como correto é no mínimo duvidoso.
-
Resumo excelente pro pessoal que vai fazer SEAD GO - ENG I:
https://abre.ai/d3wY