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A:
A justiça é uma espécie de meio-termo, porém não no mesmo sentido que as outras virtudes, e sim porque se relaciona com uma quantia ou quantidade intermediária, enquanto a injustiça se relaciona com os extremos. E justiça é aquilo em virtude do qual se diz que o homem justo pratica, por escolha própria, o que é justo [...].
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A
questão exige conhecimento acerca do conceito de justiça desenvolvido por
Aristóteles em “Ética a Nicômaco". Este conceito é fundamental para a
construção da ideia de igualdade material no direito constitucional. A justiça
distributiva (dentre vários tipos existente), em Aristóteles é uma espécie de
justiça que se manifesta nas distribuições de honras, de riquezas ou de outras
vantagens que são repartidas entre os membros de uma comunidade política. “Se,
pois, o injusto é desigual, o justo é igual (...) E, como o igual é um ponto
intermediário, o justo será um meio-termo."
Conforme
Aristóteles “E a mesma igualdade se observará entre as pessoas e entre as
coisas envolvidas; pois a mesma relação que existe entre as segundas (as coisas
envolvidas) também existe entre as primeiras. Se não são iguais, não
receberão coisas iguais".
Gabarito
do professor: letra a.
Referência:
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco: Livro 1. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
(Os Pensadores; v. 2). Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão
inglesa de W. D. Ross.
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Sine qua non.
Nem 0 nem mais de 50%.
Meio( N icômaco)termo
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Gostei da referência filosófica ao Aleister Crowley na letra "D".
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A questão exige conhecimento acerca do conceito de justiça desenvolvido por Aristóteles em “Ética a Nicômaco". Este conceito é fundamental para a construção da ideia de igualdade material no direito constitucional. A justiça distributiva (dentre vários tipos existente), em Aristóteles é uma espécie de justiça que se manifesta nas distribuições de honras, de riquezas ou de outras vantagens que são repartidas entre os membros de uma comunidade política. “Se, pois, o injusto é desigual, o justo é igual (...) E, como o igual é um ponto intermediário, o justo será um meio-termo."
Conforme Aristóteles “E a mesma igualdade se observará entre as pessoas e entre as coisas envolvidas; pois a mesma relação que existe entre as segundas (as coisas envolvidas) também existe entre as primeiras. Se não são iguais, não receberão coisas iguais".
Gabarito do professor: letra a.
Referência: ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco: Livro 1. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os Pensadores; v. 2). Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Ross.
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Para Aristóteles a justiça é entendida como o "caminho do meio", sendo dividida em duas formas de justiça, que são:
- Justiça Distributiva: É a justiça baseada na distribuição proporcional dos bens em comum.
- Justiça Comutativa ou Corretiva: É a justiça baseada em equiparar os particulares, tornando-os iguais.
Logo, para Aristóteles a Justiça como Virtude (caminho da felicidade) é preencher essas duas modalidades de justiça.
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A.Aristóteles. (Gabarito)
B. Platão
C. Thomas Hobbes
D. Kant
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A – GABARITO. Na obra de Aristóteles, o autor explora exatamente a ideia do “meio-termo”, da justiça como virtude máxima, da observância da proporção nas ações do homem considerado “justo".
B – O estudo da República, bem como da relação do governo e a vontade da classe dominante está presente na obra de Platão.
C – A ideia dos pactos sociais vem dos estudos de Thomas Hobbes, na obra Contrato Social, que aborda a ideia da relação entre os cidadãos pertencentes a um Estado e o próprio Estado.
D – O estudo do “Imperativo Categórico” é nato da obra de Kant, que pugna o agir de acordo com a junção dos fundamentos próprios do agente + a lei universal.
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Se é intermediária será o meio termo, sendo essa as palavras de Aristóteles na obra citada GABARITO A
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A resposta normalmente está no texto.
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CORRELAÇÃO:
LETRA A) Uma espécie de meio-termo, porém não no mesmo sentido que as outras virtudes, e sim porque se relaciona com uma quantia intermediária, enquanto a injustiça se relaciona com os extremos.
"Temos pois definido o justo e o injusto. Após distingui-los assim um do outro, é evidente que a ação justa é intermediária entre o agir injustamente e o ser vítima da injustiça; pois um deles é ter demais e o outro é ter demasiado pouco."
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só sei que nada sei! isso sim é filosofia!
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Aristoteles sempre pondera, como se fosse uma balança...
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Entendi foi nada! kkkkkkkkkk
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Em 26/01/22 às 21:37, você respondeu a opção A. Você acertou!
Em 16/11/21 às 22:08, você respondeu a opção C. Você errou!
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