SóProvas


ID
3395233
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A epilepsia é um distúrbio no funcionamento cerebral caracterizado por ocorrência de convulsões periódicas e não previsíveis. Os fármacos denominados anticonvulsivantes têm como principal característica farmacológica a inibição das convulsões. Em relação aos fármacos anticonvulsivantes, julgue o item a seguir.


A carbamazepina é frequentemente utilizada no tratamento das doenças convulsivas por ser um fármaco eficaz, bem tolerado e com baixa incidência de efeitos colaterais a longo prazo. Seu mecanismo de ação baseia-se, principalmente, no aumento da transmissão do ácido γ-aminobutírico por ação direta nos receptores.

Alternativas
Comentários
  •  Carbamazepina é um bloqueador neuronal dos canais de sódio voltagem dependentes. A CBZ atua estabilizando a hiperexcitação das membranas das células nervosas. Age também inibindo as descargas neuronais repetitivas e reduzindo a propagação dos impulsos excitatórios sinápticos dos neurônios despolarizados via bloqueio dos canais de sódio voltagem dependentes. Age também inibindo as descargas neuronais repetitivas e reduzindo a propagação dos impulsos excitatórios sinápticos dos neurônios despolarizados via bloqueio dos canais de sódio voltagem dependentes

  • Carbamazepina é da classe dos iminoestilbenos, atuam no canal de sódio.

  • A CBZ pode exercer efeito potencializador da ação neuronal GABAérgica, por meio da inibição da geração dos potenciais de ação. A ação do GABA inibe diversos sistemas de neurotransmissão, funcionando como um depressor do SNC. Enquanto que, a redução da liberação de glutamato e a estabilização das membranas neuronais podem contribuir principalmente para os efeitos antiepilépticos, a literatura sugere que a CBZ atua também em nível pré-sináptico, diminuindo a neurotransmissão sináptica, acredita-se que este efeito é provavelmente responsável pela sua ação anticonvulsivante. Por sua vez, os efeitos depressivos sobre o "turnover" da dopamina e da noradrenalina podem ser responsáveis pelas suas propriedades antimaníacas.

  • "A carbamazepina é frequentemente utilizada no tratamento das doenças convulsivas. (...) Seu mecanismo de ação baseia-se, principalmente, no aumento da transmissão do ácido γ-aminobutírico por ação direta nos receptores."

    GABARITO ERRADO. A carbamazepina diminui a taxa de recuperação dos canais de sódio neuronais, limitando as deflagrações repetitivas de potenciais de ação provocados por despolarização persistente.

    O mecanismo de ação descrito na questão pertence à fármacos da classe dos benzodiazepinicos e barbitúricos.

  • Age nos canais de sódio voltagem-dependentes.