SóProvas


ID
3395434
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

“Educação Alimentar e Nutricional (EAN) inserida no processo de ensino-aprendizagem consiste em uma das diretrizes do marco legal da Alimentação Escolar e é reconhecida como uma ação estratégica para a promoção da alimentação adequada e saudável”. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


Os princípios que orientaram a elaboração do Guia Alimentar para a População Brasileira são nortes para uma compreensão da alimentação e da nutrição em sua complexidade, considerando suas interfaces com outros saberes. O segundo princípio do guia afirma que as recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo, considerando a situação paradoxal decorrente do desenvolvimento econômico de países como o Brasil, que apresenta um cenário de decréscimo na indústria alimentícia, acompanhado de uma valorização de produtos in natura, livre de agrotóxicos, os chamados orgânicos.

Alternativas
Comentários
  • O segundo principio é esse, porém a descrição está incorreta.

    Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo Recomendações feitas por guias alimentares devem levar em conta o cenário da evolução da alimentação e das condições de saúde da população. Padrões de alimentação estão mudando rapidamente na grande maioria dos países e, em particular, naqueles economicamente emergentes. As principais mudanças envolvem a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo. Essas transformações, observadas com grande intensidade no Brasil, determinam, entre outras consequências, o desequilíbrio na oferta de nutrientes e a ingestão excessiva de calorias. Na maioria dos países e, novamente, em particular naqueles economicamente emergentes como o Brasil, a frequência da obesidade e do diabetes vem aumentando rapidamente. De modo semelhante, evoluem outras doenças crônicas relacionadas ao consumo excessivo de calorias e à oferta desequilibrada de nutrientes na alimentação, como a hipertensão (pressão alta), doenças do coração e certos tipos de câncer. Inicialmente apresentados como doenças de pessoas com idade mais avançada, muitos desses problemas.

    Lembrar dos alimentos IN Natura

    farinhas de mandioca, de milho ou de trigo e macarrão ou massas frescas ou secas feitas com essas farinhas e água;

    carnes de gado, de porco e de aves e pescados frescos, resfriados ou congelados;

    leite pasteurizado, ultrapasteurizado (‘longa vida’) ou em pó, iogurte (sem adição de açúcar);

    Processados: Cenoura, pepino, ervilhas, palmito, cebola, couve-flor preservados em salmoura ou em solução de sal e vinagre; extrato ou concentrados de tomate (com sal e ou açúcar); frutas em calda e frutas cristalizadas;

    carne seca e toucinho; sardinha e atum enlatados;

    queijos; e

    pães feitos de farinha de trigo, leveduras, água e sal.

    Ultraprocessados: como substâncias sintetizadas em laboratório a partir de alimentos e de outras fontes orgânicas como petróleo e carvão. Muitas dessas substâncias sintetizadas atuam como aditivos alimentares cuja função é estender a duração dos alimentos ultraprocessados ou, mais frequentemente, dotá-los de cor, sabor, aroma e textura que os tornem extremamente atraentes.

    pães de forma, pães para hambúrguer ou hot dog, pães doces e produtos panificados cujos ingredientes incluem substâncias como gordura vegetal hidrogenada, açúcar, amido, soro de leite, emulsificantes e outros aditivos