SóProvas


ID
3396370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando que os sistemas de custos dos entes públicos objetivam a mensuração, o controle e a avaliação de custos na administração pública, julgue o item a seguir.

A contabilização dos itens de custo subsidia o gestor e os demais usuários de informações sobre os insumos utilizados pelos entes públicos no processo de prestação de serviços à sociedade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - CERTO

     

    Os itens de custo podem ser definidos como agregadores dos insumos utilizados, que têm por objetivo identificar o que se consome, sem relação com a finalidade do objeto de gasto. Cabe destacar que o Tesouro Nacional estabeleceu a definição de itens de custo. A finalidade gerencial dessa informação é ser um dos instrumentos para os gestores nos seus processos decisórios.

  • CERTO

    Os itens de custo podem ser definidos como agregadores dos insumos utilizados, que tem por objetivo identificar o que se consome, sem relação com a finalidade do objeto de gasto.

    Fonte: Manual do Portal de Custos

    tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/626062/Manual+do+Portal+de+Custos+do+Governo+Federal.pdf/1316b49e-7e18-4ab1-afde-bf3dbad6ad1f  

  • Questão sobre conceitos de custos no setor público, com fundamento no Manual do Portal de Custos do Governo Federal, elaborado pela STN (2017).

    O Manual tem por objetivo subsidiar os gestores públicos, os órgãos de controle, os responsáveis pela elaboração e a execução orçamentária e financeira, os órgãos setoriais e seccionais e a sociedade em geral, na utilização do Portal de Custos do Governo Federal.

    Vamos começar definindo itens de custo, de acordo com o manual:

    “Os itens de custo podem ser definidos como agregadores dos insumos utilizados, que tem por objetivo identificar o que se consome, sem relação com a finalidade do objeto de gasto. "

    Exemplos de itens de custo: pessoal ativo, energia elétrica, diárias, passagens, etc.

    Repare que ao identificar o que se consome, a contabilização dos itens de custo auxilia os gestores e demais usuários de informações nos seus processos decisórios, possibilitando uma prestação de serviços à sociedade com maior qualidade. Esse ponto é detalhado no Manual, na parte finalidade gerencial dessas informações:

    “Assim, o que se busca é uma alocação consciente de tais recursos, possibilitando uma prestação de serviços à sociedade com qualidade, tendo sempre em foco a responsabilidade com os recursos públicos consumidos. Para que isso seja possível é essencial que o gestor conheça seus custos, com o propósito de direcioná-los, ou, ainda, realizar alterações em procedimentos e alocações em projetos e atividades, a fim de atender os objetivos esperados. Além das aplicações do Portal pelo gestor público, os demais usuários também podem aplicar a informação gerada em diferentes contextos "

    Dito isso, já podemos identificar porque a afirmativa está correta.

    A contabilização dos itens de custo subsidia o gestor e os demais usuários de informações sobre os insumos utilizados pelos entes públicos no processo de prestação de serviços à sociedade.

    Gabarito do Professor: Certo.
  • Outro item de caráter mais programático. Novamente, vamos citar o Manual do Portal de Custos do Governo Federal:

    Assim, o que se busca é uma alocação consciente de tais recursos, possibilitando uma prestação de serviços à sociedade com qualidade, tendo sempre em foco a responsabilidade com os recursos públicos consumidos. Para que isso seja possível é essencial que o gestor conheça seus custos, com o propósito de direcioná-los, ou, ainda, realizar alterações em procedimentos e alocações em projetos e atividades, a fim de atender os objetivos esperados.

    Gabarito: CERTO

  • Juro que li substitui afff

  • 2.2 Propósitos

    O Portal de Custos tem como propósito contribuir para a mensuração, controle e avaliação de custos na Administração Pública Federal.

    Objetiva, assim, fomentar nos órgãos, a gestão de custos, sendo um instrumento especialmente indicado para aqueles que ainda não desenvolveram seus próprios modelos, podendo servir como um ponto de partida para que elaborem, posteriormente, seus modelos personalizados para atendimento às suas especificidades e necessidades.

    Tem como objetivo, ainda, alavancar a avaliação da qualidade do gasto público, sendo mecanismo de apoio à tomada de decisão, além de permitir a análise setorial, central e global dos custos das unidades administrativas do Governo Federal.

    Outrossim, pretende contribuir para a melhoria no processo de elaboração e execução do orçamento.

    Fonte: Manual do Portal de Custos do Governo Federal (2019, p. 7-8)

    Dipsonível em: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:31181