SóProvas


ID
3396379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base nas normas que regem a contabilidade pública, julgue o item a seguir.


O saldo da receita disponível no balanço orçamentário deve ser maior ou igual a zero, uma vez que é vedado realizar despesas sem a fonte de recursos correspondente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - ERRADO

     

    A receita disponível no balanço orçamentário é calculada a partir da previsão de receita (inicial e atualizada), que é comparada com a receita efetivamente realizada. Se a receita efetiva for maior que a prevista, haverá excesso de arrecadação. Se for menor, haverá insuficiência. Neste último caso, a receita disponível será negativa (menor que zero) e o fato suscitará o processo de limitação de empenho previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

  • Pra quem não entendeu a primeira parte, basta lembrar que a abertura de créditos extraordinários pode ocorrer sem a indicação da fonte de recursos. Essa informação é suficiente pra marcar a questão como errada.

  • Pelo acompanhamento do noticiário poderíamos acertar a questão.

    Todos os anos, o Congresso autoriza o Executivo a trabalhar com déficit no orçamento. Em 2019, se não me engano, foi de R$ 139 bilhões de reais.

    Isso significa que, devido à crise econômica e, consequentemente, à arrecadação insuficiente, o Executivo não conseguirá quitar todas as suas obrigações previstas na LOA (Lei Orçamentária Anual), sendo necessário o uso desse montante (o déficit.

  • Errado, o saldo ao qual a questão se refere é o montante da previsão atualizada menos a receita realizada no quadro principal do balanço orçamentário, frente a isto é impossível fixar despesa na LOA sem recurso correspondente.

    Logo o enunciado peca apenas em dizer "igual a zero", porque se for maior já é possível a fixação da despesa.

  • "Questão BEM estranha, uma vez que o Balanço Orçamentário não possui “saldo da receita disponível”. Esse demonstrativo contém, na parte da receita orçamentária, um saldo que nada mais é que a diferente entre receita realizada e previsão atualizada.

    Quanto À segunda parte do item, vale lembrar que, no caso de créditos extraordinários, é possível executar a despesa sem a indicação de fonte de recursos correspondente."

    Fonte: Direção Concursos

    https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-sefaz-df-contabilidade-publica/

  • A questão é uma pegadinha.

  • Acredito que a primeira parte está correta, "o saldo da receita disponível no balanço orçamentário deve ser maior ou igual a zero", porque não se pode ter uma arrecadação negativa ou uma redução maior que a previsão inicial.

    Já a justificativa está incorreta, "uma vez que é vedado realizar despesas sem a fonte de recursos correspondente", pois a realização de despesas maior que a arrecadação de receitas afetaria a linha "total" do BO e não a coluna "saldo" da receita.

  • Créditos adicionais extraordinários não precisam evidenciar a fonte das receitas, por exemplo.

  • MCAPS. 8º Edição.

    BALANÇO ORÇAMENTÁRIO.

    O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou insuficiência de arrecadação. Demonstrará, também, as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o saldo da dotação. 

  • Questão sobre a estrutura do Balanço Orçamentário e a exceção dos créditos extraordinários, quanto a indicação da fonte de recursos para abertura.

    O Balanço Orçamentário é uma das demonstrações contábeis obrigatórias para o setor público, por força do art. 101, da Lei 4.320/1964, que dispõe que ele demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas, essa é a essência do demonstrativo.

    Em um contexto mais recente, o MCASP, compatibilizando as disposições da legislação aplicável, da NBC TSP 11 e da NBC TSP 13 (normas que tratam da convergência aos padrões internacionais), promove alguns ajustes na estrutura antiga estrutura do Balanço Orçamentário (BO) estabelecido na Lei 4.320/64.

    Tomando como base a estrutura do MCASP, teremos um quadro principal com 4 colunas para a receita orçamentária:

    (a) Previsão Inicial
    Demonstra os valores da previsão inicial das receitas conforme consta na Lei Orçamentária Anual (LOA) – permanecem inalterados durante o exercício.

    (b) Previsão Atualizada
    Demonstra os valores da previsão atualizada das receitas, que refletem a reestimativa da receita decorrente de, por exemplo registro de excesso de arrecadação ou contratação de operações de crédito.

    (c) Receitas Realizadas
    Correspondem às receitas arrecadadas diretamente pelo órgão, ou por meio de outras Instituições como, por exemplo, a rede bancária.

    (d) Saldo = (c) – (b)

    Pois bem, o que o examinador chamou na questão de “saldo da receita disponível" corresponde a essa coluna (d) do BO. Repare que esse saldo pode ser positivo ou negativo, a depender da diferença entre Receita Realizada e Previsão Atualizada. Esquematizando as situações possíveis, temos:

    Saldo positivo = excesso de arrecadação
    Saldo zero = equilíbrio
    Saldo negativo = insuficiência de arrecadação

    Dito isso já podemos identificar o primeiro erro da questão.

    Outra parte da assertiva menciona que isso tudo isso ocorre, uma vez que é vedado realizar despesas sem a fonte de recursos correspondente, o que também está errado.

    É possível realizar despesas sem a fonte de recursos correspondente, através de créditos extraordinários. Perceba que a vedação constitucional para abertura de créditos adicionais é relacionada somente a créditos suplementares e especiais, conforme art. 167 da CF88:

    “Art. 167. São vedados:
    V - a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes. "


    Isso ocorre por causa da natureza urgente e imprevisível do crédito extraordinário.

    Dito isso, já podemos apontar os dois ERROS da questão:
    O saldo da receita disponível no balanço orçamentário deve ser maior ou igual a zero, uma vez que é vedado realizar despesas sem a fonte de recursos correspondente.

     
    Gabarito do Professor: Errado.

    ¹ Paludo, Augustinho Vicente Orçamento público, administração financeira e orçamentária e LRF I Augustinho Vicente Paludo. - 7. ed. rev. e atual.- Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO: 2017.
  • GAB E

  • GAB - E

    RECEITA DISPONÍVEL VERIFICA-SE NO BALANÇO FINANCEIRO.

    CRÉDITOS ADICIONAIS EXTRAORDINÁRIOS NÃO INDICA FONTE NEM EXIGE DOTAÇÃO .

  • Questão um tanto quanto estranha, uma vez que o Balanço Orçamentário não possui “saldo da receita disponível”. Esse demonstrativo contém, na parte da receita orçamentária, um saldo que nada mais é que a diferença entre receita realizada e previsão atualizada.

    Quanto à segunda parte do item, vale lembrar que, no caso de créditos extraordinários, é possível executar a despesa sem a indicação de fonte de recursos correspondente.

    Por isso o item está errado.

    Vamos sempre lembrar que, conforme o MCASP, 8ª ed., o Balanço Orçamentário demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou insuficiência de arrecadação. Demonstrará, também, as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o saldo da dotação.

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADO.

    Corrigindo:

    1) "... pode ser menor, igual ou maior a zero..."

    2) Não é vedado realizar despesas sem a fonte de recursos correspondente, sendo possível através de créditos extraordinários