-
GABARITO - ERRADO
Embora a fraude constitua um conceito jurídico amplo, para efeitos das normas de auditoria, o auditor deverá ater-se à fraude que causa distorção relevante nas demonstrações contábeis. A opinião do auditor considera as demonstrações contábeis como um todo e, portanto, o auditor não é responsável pela detecção de distorções que não sejam relevantes para as demonstrações contábeis como um todo.
-
NBC TA 240 (R1)
3. Embora a fraude constitua um conceito jurídico amplo, para efeitos das normas de auditoria, o auditor está preocupado com a fraude que causa distorção relevante nas demonstrações contábeis. Dois tipos de distorções intencionais são pertinentes para o auditor – distorções decorrentes de informações contábeis fraudulentas e da apropriação indébita de ativos. Apesar de o auditor poder suspeitar ou, em raros casos, identificar a ocorrência de fraude, ele não estabelece juridicamente se realmente ocorreu fraude (ver itens A1 a A6).
ERRADO
-
O próprio enunciado da questão (deu a dica) omitiu a principal palavra no caso da distorção "RELEVANTE".
Bons estudos,
-
"DISTORÇÕES RELEVANTES" e não apenas qualquer distorção.
-
Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da
NBC TA 240 (R1) – Responsabilidade do auditor em relação a fraude, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis, do Conselho Federal de Contabilidade.
Ao ler o enunciado é possível identificar que a Banca pretende saber se o candidato conhece
os objetivos e as responsabilidades do auditor.
Segundo a norma, os objetivos do auditor são:
“(a) identificar e avaliar os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis decorrente de fraude;(grifo nosso)
(b) obter evidências de auditoria suficientes e apropriadas sobre os riscos identificados de distorção relevante decorrente de fraude, por meio da definição e implantação de respostas apropriadas;(grifo nosso)
(c) responder adequadamente face à fraude ou à suspeita de fraudes identificada durante a auditoria."
Sobre a responsabilidade a norma destaca, entre outros aspectos, que “o auditor que realiza auditoria de acordo com as normas de auditoria é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contém distorções relevantes, causadas por fraude ou erro."(grifo nosso).
Com as informações apresentadas é possível verificar que o auditor não deve ser preocupar com qualquer tipo de fator que cause distorção, mas sim com fatores que causem distorções relevantes nas demonstrações contábeis; portanto, a afirmação está incorreta.
Gabarito: ERRADO.
-
O auditor se ocupa daquilo que é relevante, independentemente de ser erro ou fraude. Assim,não é qualquer distorção, mas apenas aquelas relevantes interessam.
-
(ERRADO)
DETALHE: A responsabilidade do auditor do setor público pode não estar limitada à consideração dos riscos de distorção relevante das demonstrações contábeis, podendo também incluir responsabilidade mais ampla pela consideração dos riscos de fraude.
-
Sou eu ou na parte de contabilidade e auditoria essa prova foi muito mais fácil que a SEFAZ-AL?
-
Ao contrário, o auditor não se preocupa com qualquer fator que cause distorção, mas apenas com os fatores que levem a distorções relevantes nas demonstrações.
No entanto, como a auditoria é um trabalho de asseguração razoável, não se espera que o auditor detecte todos os fatores que causam distorções relevantes, mas sim que ele detecte o suficiente para que possa emitir sua opinião.
Gabarito: Errado
-
Quem detém a responsabilidade principal pela prevenção e detecção de fraudes é a administração da entidade em conjunto com os responsáveis pela governança.
O auditor deve se preocupar apenas com a fraude que causa distorção relevante nas demonstrações contábeis. Afinal, sua responsabilidade é obter segurança razoável de que as demonstrações não contêm distorção relevante causadas por fraude ou erro.
GABARITO: ERRADO.
Prof. Guilherme.
-
questão mal elaborada