SóProvas


ID
3396574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou de erro. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.


A realização de lançamentos contábeis em contas não relacionadas, não usuais ou raramente utilizadas, com números quebrados e informações de centavos, caracteriza lançamentos fraudulentos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - ERRADO

     

    Conter números redondos ou números com finais constantes pode caracterizar lançamentos contábeis fraudulentos

  • Gabarito: errado.

    "Características dos lançamentos contábeis fraudulentos ou outros ajustes – lançamentos contábeis inadequados ou outros ajustes, muitas vezes têm uma única característica de identificação. Tais características podem incluir lançamentos (a) feitos em contas não relacionadas, não usuais ou raramente usadas, (b) feitos por indivíduos que geralmente não fazem lançamentos contábeis, (c) registrados no fim do período ou como lançamento pós-fechamento, com pouca ou nenhuma explicação ou descrição, (d) feitos antes ou durante o processo de elaboração das demonstrações contábeis que não têm números de conta, ou (e) que contêm números redondos ou números com finais constantes."

    Fonte: NBC TA 240 (R1) – Responsabilidade do auditor em relação a fraude, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis

  • Contas não usuais, lançamentos complexos, números quebrados... podem ser utilizados para camuflar a fraude, mas não, necessariamente, são resultados de fraude..

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 240 (R1) – Responsabilidade do auditor em relação a fraude, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis, do Conselho Federal de Contabilidade. 
    Ao ler o enunciado é possível identificar que a Banca pretende saber se o candidato sabe o que caracteriza os lançamentos fraudulentos. 
    Segundo a norma, as características dos lançamentos contábeis fraudulentos ou outros ajustes podem incluir lançamentos: 
    (a) feitos em contas não relacionadas, não usuais ou raramente usadas
    (b) feitos por indivíduos que geralmente não fazem lançamentos contábeis, 
    (c) registrados no fim do período ou como lançamento pós-fechamento, com pouca ou nenhuma explicação ou descrição, 
    (d) feitos antes ou durante o processo de elaboração das demonstrações contábeis que não têm números de conta, ou 
    (e) que contêm números redondos ou números com finais constantes."(grifo nosso). 
    Com as informações apresentadas é possível verificar que a realização de lançamentos contábeis em contas não relacionadas, não usuais ou raramente utilizadas caracteriza lançamentos fraudulentos; entretanto, números quebrados e informações de centavos não os caracterizam. Ao contrário, os números redondos ou com finais constantes são os que caracterizam os lançamentos fraudulentos.
    Gabarito: ERRADO.
  • NBC TA 240 (R1) – Responsabilidade do auditor em relação a fraude, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis

    A44. Ao identificar e selecionar lançamentos contábeis e outros ajustes para testar e determinar o método apropriado de examinar o suporte subjacente para os itens selecionados, os seguintes assuntos são relevantes:

    [...]

    Características dos lançamentos contábeis fraudulentos ou outros ajustes – lançamentos contábeis inadequados ou outros ajustes, muitas vezes têm uma única característica de identificação. Tais características podem incluir lançamentos (a) feitos em contas não relacionadas, não usuais ou raramente usadas, (b) feitos por indivíduos que geralmente não fazem lançamentos contábeis, (c) registrados no fim do período ou como lançamento pós-fechamento, com pouca ou nenhuma explicação ou descrição, (d) feitos antes ou durante o processo de elaboração das demonstrações contábeis que não têm números de conta, ou (e) que contêm números redondos ou números com finais constantes.

  • O erro está no trecho: com números quebrados e informações de centavos..

    A norma diz que são indícios de fraudes: números redondos ou números com finais constantes.

    Ou seja, 1,00; 6;00 7;00; 9,00 ---> indício de fraude;

    1,99; 6;53 7;35; 9,32 --> famosos números quebrados. Portanto, no problem.

    Resposta: errado, pois números quebrados são o ideal, e a questão colocou eles em suspeita - indo contra o que determina a norma (que ataca os números redondos) - tornando, portanto, o item errado.

  • A realização de lançamentos contábeis em contas não relacionadas, não usuais ou raramente utilizadas, com números quebrados e informações de centavos, PODE SER INDÍCIO DE lançamentos fraudulentos.

  •  Números redondos ou com finais constantes são os que caracterizam os lançamentos fraudulentos

  • O cara que vai fraudar geralmente quer passar a impressão de clareza e simplicidade nos lançamentos, registrando assim valores com números "redondinhos", bem "bonitinhos", procurando não chamar muita atenção e facilitar seus cálculos nas falcatruas.

  • Item explora trecho da NBC TA 240 que apresenta as características de lançamentos contábeis (ou ajustes) fraudulentos. Tais características podem incluir lançamentos:

    (a) feitos em contas não relacionadas, não usuais ou raramente usadas,

    (b) feitos por indivíduos que geralmente não fazem lançamentos contábeis,

    (c) registrados no fim do período ou como lançamento pós-fechamento, com pouca ou nenhuma explicação ou descrição,

    (d) feitos antes ou durante o processo de elaboração das demonstrações contábeis que não têm números de conta, ou

    (e) que contêm números redondos ou números com finais constantes. [...]

    Percebe-se, portanto, que o item erra ao mencionar lançamentos feitos com números quebrados. Do contrário, o lançamento que contém números redondos e com finais constantes é que pode sugerir ocorrência de fraude (é como se o potencial fraudador “chutasse” números redondos, incluindo-os de maneira artificial nos registros contábeis).

    Gabarito: “ERRADO”.

    Prof. Guilherme