SóProvas


ID
3396580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança dos usuários nas demonstrações contábeis. Isso é alcançado mediante a opinião expressa pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

Com referência à auditoria das demonstrações contábeis, julgue o item a seguir.

O auditor deve, antes de expressar uma opinião, ter obtido segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente de terem sido causadas por fraude ou erro.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - CERTO

     

    As NBC TA exigem que o auditor obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente de terem sido causadas por fraude ou erro. Asseguração razoável é um nível elevado de segurança.

  • Gabarito: certo.

    "11. Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são:

    (a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e

    (b) apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBCs TA, em conformidade com as constatações do auditor."

    Fonte: NBC TA 200 (R1) – Objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas de auditoria

  • O OBJETIVO do auditor é obter segurança razoável de que as DC estão livres de fraude ou erro.

    Todavia, isso não significa que ele somente irá expressar sua opinião se tiver obtido segurança razoável de que as DC estão LIVRES de distorção relevante, como faz crer a assertiva.

    Leia a questão de novo: "O auditor deve, antes de expressar uma opinião, ter obtido segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente de terem sido causadas por fraude ou erro."

    Ora, quando EMITE UMA OPINIÃO ADVERSA, as DC como um todo NÃO estão livres de distorção relevante. Ao contrário, há - individualmente ou no conjunto - evidências apropriadas e suficientes de que as distorções sao relevantes e generalizadas. E ainda assim o auditor deve expressar sua opinião: adversa, mas opinião.

    O item corretor deveria ter vindo assim: " O auditor deve, ANTES DE EXPRESSAR UMA OPINIÃO SEM RESSALVAS, ter obtido segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente de terem sido causadas por fraude ou erro.

  • Ann Osborn está corretíssimo. Este gabarito foi um absurdo...a pessoa tem que prever o que o examinador está querendo dizer...

  • Como base para a opinião do auditor, as NBC TAs exigem que ele obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro. Asseguração razoável é um nível elevado de segurança. Esse nível é conseguido quando o auditor obtém evidência de auditoria apropriada e suficiente para reduzir a um nível aceitavelmente baixo o risco de auditoria (isto é, o risco de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante). Contudo, asseguração razoável não é um nível absoluto de segurança porque há limitações inerentes em uma auditoria, as quais resultam do fato de que a maioria das evidências de auditoria em que o auditor baseia suas conclusões e sua opinião, é persuasiva e não conclusiva.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 200 (R1) – Objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas de auditoria, do Conselho Federal de Contabilidade. 
    Ao ler o enunciado é possível identificar que a Banca pretende saber se o candidato conhece as características gerais das auditorias das demonstrações contábeis
    Segundo a norma, como base para a opinião do auditor, as NBCs TA exigem que ele obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro." (grifo nosso).
    Gabarito: CERTO.
  • O Comentário da Ann Osborn faz todo sentido. A definição que foi usada na questão refere-se aos objetivos gerais do auditor, conforme NBC TA 200 (r1), o que não tem nada a ver com o "dever do auditor, antes de expressar uma opinião". Cada vez mais desanimado em prestar concurso com a banca Cespe/Cebraspe! Esse certo ou errado, sempre nebuloso...

  • Antes de responder a questão, pensei o seguinte: "tá errada, mas a Cespe colocou como certo" dito e feito kkkkk é um eterno jogo de adivinhação do que o examinador tinha em mente ao elaborar a assertiva

  • Segundo a NBC TA 200, ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, são objetivos gerais do auditor:

    (a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e

    (b) apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constatações do auditor.

    Lembrando que a asseguração razoável não é um nível absoluto de segurança, pois existem limitações inerentes em uma auditoria, as quais resultam do fato de que a maioria das evidências de auditoria em que o auditor baseia suas conclusões e sua opinião é persuasiva e não conclusiva.

    Gabarito: CERTO.

  • Segundo a norma, como base para a opinião do auditor, as NBCs TA exigem que ele obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro." (grifo nosso).

    Gabarito: CERTO.

    COMENTÁRIO DO PROFESSOR

  • Questão correta.

    Pessoal está confundindo as coisas.

    O que se afirma na questão é que o auditor "antes de expressar uma opinião, tem que obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independente de erro ou fraude".

    Após fazer essa verificação é que ele vai emitir o relatório com a opinião. Se livre de distorções, sem ressalva. Se com distorções relevantes, porém não generalizadas, com ressalva. E se com distorções relevantes e generalizadas, adversa.

  • A assertiva está completamente distorcida e logicamente ERRADA. Questão péssima. Um auditor não tem a obrigação de somente expressar uma opinião quando tiver segurança razoável de que não há distorção relevante! Se fosse assim, nunca existiriam relatórios com opinião modificada! Absurdo.

  • Levanta o pé que tem gente passando pano pra outro gabarito absurdo do CESPE

  • Não entendi