SóProvas


ID
3397000
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às principais abordagens da administração (da clássica à contingencial), à evolução da Administração Pública no Brasil (após 1930), às reformas administrativas e à nova gestão pública, julgue o item.


O conceito de homo economicus, base da administração científica, preconiza que toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.

Alternativas
Comentários
  • (Q317054) O conceito de homo economicus, segundo o qual toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais está diretamente relacionado a administração:Científica

    Homo Economicus

    Segundo o conceito de homem econômico, as pessoas são influenciadas pelo salário e recompensas financeiras e materiais, ou seja, a importância está em como ganhar a vida e não uma procura de trabalho por afinidade. Esse princípio pode ser considerado um dos mais depreciáveis, pois tem a visão do ser humano como um indivíduo mesquinho, limitado, preguiçoso e culpado pela ineficiência da organização e seus desperdícios.

    https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:p9Th-QM5654J:https://www.grancursosonline.com.br/download-demonstrativo/download-aula-pdf-demo/codigo/p4wqmM%252BnH%252Fc%253D+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br página 20

  • ☑ GABARITO: CERTO

    ↪ “Homo Economicus” - O homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona. A Administração Científica fundamenta-se no conceito de que o trabalhador é influenciado exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.  

    QC.

  • Teoria X.

  • gab C

    Homo economicus --- só $

  • Concepções de homem, segundo as teoria administrativas:

    >> ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA -> Homem econômico - é motivado por recompensas salariais e financeiras;

    >> Homem Social - Teoria das Relações Humanas;

    >> Homem Organizacional - Teoria Estruturalista;

    >> Homem Funcional - Teoria Geral dos Sistemas;

    >> Homem Administrativo - Teoria Comportamental;

    >> Homem Complexo - Teoria da Contingência.

    GABARITO: CERTO

  • O enunciado está perfeito. A teoria da Administração científica, de fato, tinha a concepção do ser humano como um ser econômico (homo economicus/ homem econômico), o qual seria indisposto ao trabalho e que apenas poderia ser motivado por meio de recompensas financeiras.

    Se quiser relembrar as concepções do ser humano de acordo com cada uma das teorias da administração (classificação proposta por Chiavenato), veja:

    Gabarito: Certo

  • A questão em análise nos apresenta um conceito relacionado à Teoria da Administração Científica de Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915). Essa abordagem buscava determinar cientificamente os melhores métodos de se realizar qualquer tarefa e de selecionar, treinar e motivar os empregados das organizações. Taylor acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo mais produtivo.

    A Abordagem Científica fundamentou-se no conceito de “homo economicus". Segundo Chiavenato (2020), “toda pessoa é influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais". Além disso, segundo a Taylor, o homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um modo de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa em análise está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

    FONTE:
    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 10.ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
  • Homo economicus: esse homem é descrito como alguém que evita trabalho desnecessário usando o julgamento racional. Nesse sentido, ele consegue sempre maximizar sua riqueza. - recompensas salariais, econômicas e materiais.