SóProvas


ID
3397042
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do processo de planejamento, julgue o item.


Segundo o modelo de análise competitiva de Porter, barreiras baixas à entrada de novos players de mercado conduzem a uma competição reduzida.

Alternativas
Comentários
  • errado.

     

    3.10. Modelo de Cinco Forças de Porter
    Michael Porter nos trouxe também o conceito das cinco forças competitivas que afetam a estratégia de uma empresa.25 Esses fatores são os seguintes:
    Ameaça de Novos Entrantes – Alto investimento necessário e economias de escala são alguns dos fatores que podem dificultar a entrada de um novo competidor em um mercado. Naturalmente, é mais difícil abrir uma nova indústria aeronáutica do que uma nova loja de roupas. Dessa forma, as empresas que estão em setores com altas barreiras à entrada sofrem menos competição dos que as que estão em mercados com baixas barreiras de entrada.
    Poder de Negociação dos Clientes – Quanto mais informados estão os clientes, mais eles normalmente podem exigir das empresas qualidade, preço e serviços. Os clientes são poderosos quando são poucos, ou compram em grande quantidade, quando os custos de trocar de fornecedor são baixos, quando eles conhecem as estruturas de custos das empresas e quando podem deixar de consumir os produtos ou fabricá-los internamente.
    Poder de Negociação dos Fornecedores – Muitos dos fatores que podem deixar os clientes fortes podem deixar os fornecedores poderosos se forem invertidos! Os fornecedores são fortes quando: são poucos e/ou dominam o mercado, quando o custo de trocar de fornecedor é alto, quando os clientes são pouco importantes e quando podem se tornar competidores, ou seja, passar a concorrer no mercado do cliente.
    Ameaça de Produtos Substitutos – Um produto é substituto quando satisfaz a mesma necessidade dos clientes (exemplo: manteiga e margarina). Se existem muitos produtos que podem substituir o produto que sua empresa fornece, a posição estratégica é difícil e o setor será menos atraente e lucrativo.
    Rivalidade entre os Concorrentes – Se existem muitos concorrentes em um mercado e se a força deles é semelhante, pode ocorrer uma guerra de preços, levando a uma queda na atratividade do setor. Outros fatores que levam a isso são: custos fixos elevados, que podem levar as empresas a buscar operar com capacidade total, e uma grande barreira de saída, como instalações caras, de difícil venda, maquinário específico e altas indenizações que podem levar empresas a continuar investindo e operando em mercados com lucratividades baixas.

  • O correto seria: Segundo o modelo de análise competitiva de Porter, barreiras baixas à entrada de novos players de mercado conduzem a uma competição intensificada.

  • Errado. Quanto mais baixa a barreira maior o índice de competição. Quanto mais alta a barreira menor concorrentes no mercado.

    Ex: Coca-Cola

  • Menor barreira ___ Maior competição

    Maior Barreira____Menor competição

    Barreiras que dificultam a entrada:

    *Diferenciação do produto

    *Necessidade de capital

    *Acesso aos canais de distribuição

    Fonte: Estratégia

  • Dentro do modelo de análise competitiva de Porter, temos 5 forças que influenciam a competição: barganha de fornecedores, barganha de clientes, ameaça de novos entrantes e ameaça de produtos substitutos.

    As barreiras de entrada dificultam as entradas de novas empresas no mercado. Quando temos barreiras de entrada baixas temos uma maior facilidade de ingresso de novas empresas naquele mercado, o que conduz a um aumento da competição. O enunciado contraria a lógica do modelo proposto por Porter, por isso está errado.

    Gabarito: Errado

  • A questão em análise aborda um assunto que nos remete ao Modelo das Cinco Forças Competitivas de Michael Porter. Segundo Porter, conhecer as forças competitivas que determinam as diferenças intersetoriais de desempenho auxilia o estrategista a elaborar estratégias eficazes para concorrer em ambientes de negócios com mais alto ou baixo grau de competição.

    Com isso, Porter nos apresenta essas cinco forças, são elas: grau de rivalidade entre as empresas existentes; ameaça dos novos entrantes potenciais; ameaça dos produtos substitutos; poder de barganha dos compradores; e poder de barganha dos fornecedores. Assim, para respondermos à questão em análise, iremos detalhar um pouco a força de ameaça dos novos entrantes potenciais.

    Segundo Lobato (2012), a “rentabilidade média da indústria é influenciada pelos concorrentes existentes e pelos concorrentes em potencial". Portanto, a análise da ameaça dos novos entrantes deve se basear na análise das possíveis barreiras a essa entrada, “as quais atuam no sentido de prevenir um influxo de empresas para dentro da indústria quando os lucros aumentam bem acima de zero".

    Sendo assim, podemos depreender que quanto maior o volume de empresas que tentam acessar determinado mercado, maiores serão as barreiras estabelecidas pelas empresas já existentes no setor; e quanto menos empresas tentam acessar esse mercado, menores serão as barreiras criadas pelo mercado existente. Por fim, infere-se que quanto mais barreiras existirem, menos competição existirá, pois menos empresas conseguirão acessar esse mercado. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa em análise está errada.

    GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".

    FONTE:
    LOBATO, David Menezes. Gestão Estratégica. Fundação Getúlio Vargas. Editora: FGV, Rio de Janeiro – RJ, 2012.
  • Menor barreira ___ Maior competição

    Maior Barreira____Menor competição

    Barreiras que dificultam a entrada:

    *Diferenciação do produto

    *Necessidade de capital

    *Acesso aos canais de distribuição

    Fonte: Estratégia

  • ERRADO

  • Errado. Quanto menor as barreiras para os entrantes no mercado, maior a competição desse mercado.