SóProvas


ID
3397078
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à direção, julgue o item.


Segundo a teoria de Herzberg, os fatores higiênicos são fatores extrínsecos, fora do controle das pessoas, e que, quando atendidos, apenas evitam a insatisfação dos empregados da organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
    A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração e uma das que mais se presta a “pegadinhas” de bancas de concurso. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores!
    Fique atento: Para Herzberg, nem dinheiro nem pessoas motivam os trabalhadores.
    Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
    Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
    Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
    No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisto: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.

  • Fatores Higiênicos: dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

    Fatores Motivacionais: Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/

    gab. C

  • Teoria dos dois Fatores / Teoria Bifatorial (de Herzberg)

    Os fatores que levam à satisfação (fatores motivacionais) são diferentes dos fatores que levam à insatisfação (fatores higiênicos).

    -Fatores Motivacionais (satisfacientes): São fatores relacionados ao trabalho em si, necessidades secundárias, conduzem a sentimentos de autorrealização e satisfação, fatores intrínsecos, tais como: 

    → O conteúdo do cargo, 

    → As atividades e tarefas desempenhadas, 

    → O crescimento profissional e pessoal, 

    → A presença de metas desafiadoras, 

    → O reconhecimento pelo trabalho executado, 

    → A responsabilidade do cargo, 

    → O desenvolvimento pessoal e profissional, etc.

    ---- Presentes:

    → Geram altos níveis de satisfação (sentimentos positivos) 

    → Geram motivação

    ---- Não  presentes: 

    → Não satisfação, ou seja, as pessoas ficam “neutras” 

    → Não gera motivação e nem desmotivação

    -Fatores Higiênicos (insatisfacientes): São fatores relacionados ao ambiente de trabalho, necessidades primárias, fatores extrínsecos, caráter preventivo e profilático, tais como: 

    → Salário, 

    → Políticas da empresa, 

    → Relacionamentos interpessoais, 

    → Benefícios sociais, 

    → Segurança do ambiente de trabalho, 

    → Qualidade da supervisão, 

    → Condições físicas do ambiente de trabalho, 

    → Relação com supervisores e subordinados, 

    → Status, etc.

    ---- Presentes:

    → Apenas evitam a insatisfação (mas não geram satisfação)

    → Gera um estado de não-insatisfação

    ---- Não presentes:

    →Gerar insatisfação (sentimentos negativos).

    Fonte:Estratégia concursos.

  • Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial - F. Herzberg

    >> Fatores higiênicos/ insatisfacientes - são ligados ao trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.

    >> Fatores motivacionais/ satisfacientes - estão ligados ao conteúdo do trabalho. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.

    Herzberg enfatiza que os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.

    GABARITO: CERTO

  • Segundo Ribas (2015), motivação é “um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento". A questão em análise trata especificamente sobre a Teoria Motivacional de Herzberg ou Teoria dos Dois Fatores ou Bifatorial. Essa Teoria proposta por Frederick Irving Herzberg, nos mostra que existem dois fatores: os fatores motivacionais ou satisfacientes; e os fatores higiênicos ou insatisfacientes.

    Os fatores motivacionais promovem a satisfação no trabalho e estão ligados ao conteúdo do trabalho exercido, como: aprendizado, reconhecimento, promoção, desafios. Os fatores satisfacientes buscam a satisfação e previnem a não satisfação. Já os fatores higiênicos previnem a insatisfação e buscam a não insatisfação. Esses fatores estão ligados ao ambiente do local de trabalho, como: benefícios, salário, relacionamentos, condições de trabalho, políticas etc. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa em análise está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

    FONTE:
    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
  • Segundo Ribas (2015), motivação é “um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento”. A questão em análise trata especificamente sobre a Teoria Motivacional de Herzberg ou Teoria dos Dois Fatores ou Bifatorial. Essa Teoria proposta por Frederick Irving Herzberg, nos mostra que existem dois fatores: os fatores motivacionais ou satisfacientes; e os fatores higiênicos ou insatisfacientes.

    Os fatores motivacionais promovem a satisfação no trabalho e estão ligados ao conteúdo do trabalho exercido, como: aprendizado, reconhecimento, promoção, desafios. Os fatores satisfacientes buscam a satisfação e previnem a não satisfação. Já os fatores higiênicos previnem a insatisfação e buscam a não insatisfação. Esses fatores estão ligados ao ambiente do local de trabalho, como: benefícios, salário, relacionamentos, condições de trabalho, políticas etc. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa em análise está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO”.

    FONTE:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.

  • Fatores motivacionais quando presentes gera motivação. Fatores higiênicos quando presentes não geram motivação, mas geram a não insatisfação. Portanto, a questão está certa. Vamos ao conceito para melhor compreensão.

    Fatores motivacionais envolvem aspectos relacionados ao mais alto nível de autorrealização do indivíduo, tais como o reconhecimento, a possibilidade de crescimento pessoal, o conteúdo (atribuições) do trabalho e o exercício da responsabilidade. Em geral, são fatores intrínsecos. 

    Por outro lado, aspectos como salários, condições de trabalho, estilo de supervisão, segurança, relacionamentos pessoais no trabalho e políticas da empresa seriam fatores higiênicos (Extrínsecos). Fatores higiênicos são aqueles que se relacionam como a insatisfação no trabalho. Quando ausentes geram insatisfação, porém caso estejam presentes não geram motivação.

    Gabarito: Certo

  • TEORIA DOS 2 FATORES:

    Higiênicos (extrínsecos e insatisfacientes) – dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, relacionamento com os colegas, estabilidade, segurança, etc. Esses apenas previnem a insatisfação. NÃO MOTIVAM

    Motivacionais (intrínsecos e satisfacientes) – referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. São as responsabilidades, desafios, remuneração variável, etc. MOTIVAM

    Aquilo que é extrínseco: se ausente, desmotiva, mas se está lá, não fará motivar;

    Aquilo que é intrínseco: se ausente, desmotiva, mas se está lá, motiva.