SóProvas


ID
3397783
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conflito é um fenômeno comum sempre que se fala de trabalho em grupo. Sempre que há pessoas entrando em contato com outras, os conflitos aparecem. De certa forma, o conflito é algo comum sempre que indivíduos têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros. Se até casais brigam, imagine os colegas de trabalho! Naturalmente, existem diversos tipos de conflito. Alguns são derivados de motivos mais “concretos”, enquanto outros são derivados de sentimentos e opiniões. Da mesma maneira, alguns são facilmente resolvidos, enquanto outros são de difícil tratamento.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue o o item.


De acordo com a conceituação e a classificação de conflitos, um exemplo de conflito substantivo é haver divergência de ideias em um ambiente organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Um conflito é substantivo quando existe algum desentendimento sobre algo concreto, como: recursos escassos, objetivos antagônicos, dentre outros fatores. Quando um colega seu está disputando uma vaga com você em algum processo seletivo, pode ocorrer algum conflito. O mesmo pode ocorrer quando o resultado do seu trabalho depende do esforço de outro colega e este não “entrega” o combinado.

    Fonte:Estratégia

    Q1062755

  • Tipos de Conflitos:

    1. Emocionais: Relacionado a aspectos emocionais e afetivos das relações interpessoais. Ex: antipatia, agressividade, medo, etc.

    2. Substantivos: Relacionado à tarefa. Ex: objetivos antagônicos, recursos escassos, etc.

  • De acordo com a conceituação e a classificação de conflitos, um exemplo de conflito substantivo é haver divergência de ideias em um ambiente organizacional. Resposta: Certo.

  • CERTO

  • Um conflito é substantivo quando existe algum desentendimento sobre algo concreto, como: recursos escassos, objetivos antagônicos, dentre outros fatores.

    Quando um colega seu está disputando uma vaga com você em algum processo seletivo, pode ocorrer algum conflito. O mesmo pode ocorrer quando o resultado do seu trabalho depende do esforço de outro colega e este não “entrega” o combinado.

    O segundo tipo de conflito seria o emocional. Estes seriam derivados de sentimentos negativos em relação ao outro. Como exemplos, teríamos: antipatia, medo, raiva etc.

    Nestes casos, não temos muitas vezes algum fator “concreto” para explicar o conflito: simplesmente não gostamos da pessoa ou não nos sentimos confortáveis em sua presença.

    FONTE: Rodrigo Rennó

  • Para Rennó (2018), "um conflito é substantivo quando existe algum desentendimento sobre algo concreto, como: recursos escassos, objetivos antagônicos, dentre outros fatores".

    GABARITO: CERTO

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Gestão de Conflitos, sendo mais especificamente cobrado o conceito de conflito substantivo.


    Diante disso, vamos a um breve conceito.


    Segundo Rennó (2013), os conflitos “substantivos são derivados de desentendimentos sobre metas, objetivos, recursos, políticas etc. Assim, um conflito potencial pode ocorrer se alguma área da organização (Finanças, por exemplo) tiver como objetivo cortar custos ao máximo e outra área (Pesquisa e Desenvolvimento) tiver como objetivo aumentar os investimentos". (Rennó, 2013, p. 209).


    É importante conhecer o conceito de conflito emocional que faz um contraponto ao conflito substantivo. Deste modo, temos que o conflito emocional é ancorado nas relações interpessoais dentro da organização, ou seja, os conflitos pessoais dentro da organização, que não guardam relação direta com o trabalho, mas com fatores e disputas pessoais, que são exemplificados por sentimentos de raiva ou desinteresse.


    O Conflito emocional é, geralmente, um tipo de conflito disfuncional, dado que atrapalha o grupo e cria obstáculos para melhoria de desempenho do grupo e não gera benefício algum para organização. Lado outro, o conflito substantivo, geralmente, guarda relação com o conflito funcional, dado que são capazes de gerar benefícios para organização, para isso o líder da equipe deve manter um nível mínimo de conflito constante para gerar inovação e não acomodação da sua equipe.


    Portanto, a questão está certa ao afirmar que, um exemplo de conflito substantivo é haver divergência de ideias em um ambiente organizacional, dado que “divergências de ideia em um ambiente organizacional" sugere um conflito relacionado as atividades do trabalho e não um conflito pessoal e com isso o conflito caracteriza-se como substantivo.


    Gabarito do Professor: CERTO.

    Fonte:

    RENNÓ, Rodrigo Administração geral para concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • De acordo com a classificação proposta por Maximiano, os conflitos podem ser diferenciados a partir de suas causas em: conflitos emocionais e conflitos substantivos.

    Os conflitos emocionais têm fundo em sentimentos de ódio, medo, vingança, raiva, etc. Os conflitos substantivos, por outro lado, têm fundo em disputas e desentendimentos acerca de recursos, objetivos, divisão responsabilidades e outros problemas decorrentes de pontos mais objetivos da organização.

    O enunciado pontua que o conflito decorre de “ideias em um ambiente organizacional” o que nos faz supor que sejam divergências relacionadas ao trabalho (e não aos sentimentos), por isso o conflito seria substantivo.

    Gabarito: Certo