-
GABARITO: LETRA B
a) Fazem seis anos que nos conhecemos → incorreto, o verbo "fazer" indicando tempo decorrido é impessoal e não deve ser flexionado (=faz).
b) Alugam-se casas em Itambé do Mato Dentro → correto, temos uma voz passiva sintética e o sujeito paciente está no plural (casas), logo, o verbo está flexionado corretamente no plural (=alugam-se casas/casas são alugadas).
c) Houveram muitas reclamações sobre a gestão do prefeito → incorreto, o verbo "haver" com sentido de "ocorrer" é um verbo impessoal e não deve ser flexionado (=houve).
d) Antônio comprou trezentas gramas de carne para o churrasco → incorreto, o correto é "trezentos", visto que "gramas" como medida é um termo masculino (duzentos gramas, trezentos gramas, quatrocentos gramas).
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
KKKKKKKKKKKK TREZENTAS GRAMA DE CARNE PARA O CHURRASCO. RINDO MUITO DESSA ALTERNATIVA E OBSERVANDO O QUANTO FALAMOS ERRADO
-
Muita gente se atrapalha na hora de pedir, e acaba indo pela forma mais popular, que é o feminino. Esse uso tem uma explicação: existe a grama, que é aquela cobertura vegetal dos campos de futebol.
Pois é, mas, embora cause estranheza, segundo nossos dicionários, devemos pedir TREZENTOS gramas. A unidade de massa GRAMA é palavra masculina, assim como suas derivadas: centigrama, quilograma, miligrama, etc.