SóProvas


ID
3398980
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante 200 anos, os povos da Grécia Antiga se mantiveram num relativo isolamento. Por volta de 900 a.C., esse quadro começou a mudar com o crescimento das relações comerciais no Mediterrâneo. A população aumentou, favorecendo o aparecimento das cidades. Por volta de 700 a.C., surgiram as cidades Estado ou pólis, característica de maior destaque da sociedade grega antiga.

VAIFAS, Ronaldo e outros. História: volume único. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 44.


A pólis grega pode ser definida como uma comunidade política independente que apresentava como característica comum a:

Alternativas
Comentários
  •  

    Definição (o que é)

    A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).

    As assembleias

    As assembleias aconteciam na Ágora e os gregos podiam decidir sobre temas ligados a justiça, obras públicas, leis, cultura, etc. Os cidadãos votavam e decidiam através do voto direto. Também era um espaço público de debates para os cidadãos gregos.

     

    Outras finalidades

    A Ágora também possuía finalidades religiosas (eventos, cerimônias) e econômicas (negociações, acordos econômicos, comércio de mercadorias, etc).

  • GABARITO - C

    A ágora era uma praça no centro da cidade, a qual tinha como principal função a reunião dos cidadãos (minoria da população) com o objetivo de debater, criar e reformar as leis no período.