SóProvas


ID
3399655
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Produção e Consumo Sustentáveis


    Produção e consumo sustentáveis é uma abordagem holística aplicada para minimizar os impactos ambientais negativos dos sistemas de produção e de consumo, ao mesmo tempo em que promove melhor qualidade de vida para todos; estimula a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos e insumos; e fomenta a geração de trabalhos decentes e o comércio justo. Ademais, contribui para a conservação dos recursos naturais e dos ecossistemas, dissociando crescimento econômico da degradação ambiental.

    A agenda PCS constitui um novo paradigma para a gestão ambiental. Ela vai além dos tradicionais mecanismos de comando e controle, pois sua abordagem e internalização requerem um novo olhar sobre o modelo de desenvolvimento. Um modelo no qual todos os atores – governos, empresas, instituições, sociedade – têm responsabilidades e papéis a cumprir se desejarmos um País onde todos tenham direito a uma melhor qualidade de vida, sem comprometer nosso meio ambiente e nosso futuro, e o das gerações que virão.

    Com esse propósito, o Departamento de Desenvolvimento, Produção e Consumo Sustentáveis (DPCS) tem como principal competência fomentar no País práticas de produção e de consumo sustentáveis (PCS) com vistas à promoção de um desenvolvimento socialmente mais justo, ambientalmente mais responsável e economicamente mais equilibrado.

    O DPCS atua na implementação do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) desde 2010, e na disseminação e apoio à implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, com vistas ao alcance das metas estabelecidas em 2015, sobretudo do ODS 12, de assegurar os padrões de produção e consumo sustentáveis.

    Buscamos, por meio da articulação institucional e com o apoio do Comitê Gestor de Produção e Consumo sustentáveis, e dos parceiros, a promoção de sinergias entre políticas, ações e programas voltados a produção e consumo sustentáveis, visando a implementar e fortalecer ações em PCS, e o cumprimento das metas e compromissos assumidos no contexto das convenções e acordos internacionais. Padrões mais sustentáveis de produção e de consumo são o caminho mais seguro e justo para combater as mudanças climáticas, conservar e usar sustentavelmente os recursos hídricos, a biodiversidade, as florestas, todos os recursos. Para alcançarmos esses objetivos, acreditamos na cooperação, no intercâmbio de experiências e de boas práticas, e no trabalho conjunto.

(Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel Acessado em 22 de fev. de 2019)

O sinal indicativo da ocorrência de crase foi CORRETAMENTE empregado somente no item:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) A questão da produção ?suja? ou poluidora vem sendo tratada em políticas públicas desde os anos 60 e, a Conferência de Estocolmo, em 1972, realizou um admirável feito ao alertar às nações sobre os efeitos nefastos da crescente poluição industrial e urbana ? alertar alguma coisa (=as nações ? somente o artigo definido "as" presente).

    B) A questão do consumo, contudo, ficou negligenciada e só começou a ser tratada quando à literatura sociológica ? que enfoca os diversos estilos de vida ? mostrou uma tendência cultural que rapidamente se tornou global: o consumismo ? sujeito preposicionado, crase incorreta (=a literatura sociológica ? somente o artigo definido "a" presente).

    C) Enquanto o consumo é definido como a satisfação das necessidades básicas (comer, vestir, morar, ter acesso à saúde, ao lazer e à educação), o consumismo é uma distorção desse padrão ? correto, ter acesso a alguma coisa (=preposição "a" + artigo definido "a"= crase).

    D) O primeiro grande alerta sobre a necessidade de se pensar o consumo em bases sustentáveis está expresso no documento da Agenda 21 Global ? espécie de roteiro para se alcançar à sustentabilidade ? debatido e divulgado durante e após a Rio-92 ? alcançar alguma coisa (=a sustentabilidade ? somente o artigo definido "a" presente).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Acesso a algo - regência requer a preposição "A".

    Gabarito letra C!

  • Faça uma troca da palavra feminina pela masculina . Se aparecer (ao) crase.

    A) alertar às nações

    alertar os povos.

    B) quando à literatura sociológica

    quando o momento.

    C) ter acesso à saúde...

    Ter acesso ao momento.

    D) alcançar à sustentabilidade

    alcançar o momento.

    Bons Estudos!

  • Fé no pai, que o inimigo cai!

  • Assertiva C

    C

    Enquanto o consumo é definido como a satisfação das necessidades básicas (comer, vestir, morar, ter acesso à saúde, ao lazer e à educação), o consumismo é uma distorção desse padrão.

  • A - ALERTAR É VTD , não pede preposição , consequentemente não tem crase.

    B - LITERATURA SOCIOLÓGICA é sujeito , e não exige preposição.

    D - ALCANÇAR É VTD não pede preposição

  • Ter acesso no sentido de = direito a algo ou alguma coisa.

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • verbo alertar pede objeto direto nominal (alerta-se alguém, mas não alerta-se que) e objeto indireto precedido de preposição de (alertar alguém de algo), sobre (alertar alguém sobre algo) ou contra (alertar alguém contra algo). No sentido de chamar a atenção, pode-se usar também alertar para algo.

  • Letra C paralelismo

    Ter acesso à saúde, ao Lazer e à educação. Crase obrigatória.