SóProvas


ID
3399817
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Araçatuba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho do conto Uma forma de herança, de Cíntia Moscovich, para responder à questão.


    Aos domingos, o último ponto do passeio de carro era ali, na casa da rua Marquês de Abranches, e o pai se referia ao imóvel fazendo um obséquio exagerado: a Casa da Marquês.

    O pai costumava repetir que, quando tivesse dinheiro suficiente, iria construir: edifícios, lojas, garagens, armazéns, apartamentos, vagas de estacionamento. Como a demonstrar o valor de ser dono de um pedaço da superfície do globo, e mesmo que a gente já estivesse careca de saber, ele batia repetidas vezes o pé no chão e sentenciava:

    – Terra não se vende, terra só se compra.

    No solo que era nosso, ele construiria e, no futuro, a gente teria bens para alugar por um bom preço, imóveis que garantissem teto, sustento e tempo – e que a gente nunca dependesse de ninguém para o que fosse ou deixasse de ser.

    Embora a Casa da Marquês tivesse um belo telhado de duas águas e janelas com vidros hexagonais, seu valor se devia mesmo ao tamanho do terreno. No meio do terreno, o pai faria erguer um edifício baixo, mas “com bons apartamentos”: quartos amplos e amplas salas, com uma varanda que ele pudesse sentar quando viesse da fábrica e onde, no inverno, batesse o sol da tarde. Haveria várias vagas de garagem, e ele teria um boxe de estacionamento no qual fosse fácil manobrar.

    Formaríamos um condomínio em família, cada qual com sua propriedade – e, com isso, o pai queria dizer que morar em imóvel alugado, como ele e a mãe tiveram de fazer por muitos e muitos anos, era uma das piores coisas do universo.

    Para ele, não se ocupava tempo, paciência ou imóveis de terceiros.

(Essa coisa brilhante que é a chuva. Editora Record, 2012. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase foi empregado de acordo com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    a) O pai dedicava parte de seu tempo à planejar o futuro dos filhos ? crase incorreta antes de verbo, o correto é somente o uso da preposição (=a planejar).

    b) O edifício, que pertenceria à toda a família, deveria ter ambientes espaçosos ? crase incorreta antes do pronome indefinido, o correto é somente a preposição (=a toda).

    c) O pai sonhava em se sentar à uma varanda onde batesse o sol da tarde ? crase incorreta antes do artigo indefinido, o correto é somente a preposição (=a uma).

    d) Fiel à suas convicções, o pai insistia na importância de ser dono da própria moradia ? crase incorreta antes do pronome possessivo pluralizado, o correto é somente a preposição (=às suas ? plural; artigo definido "as" + preposição "a").

    e) Aos domingos, a família ia de carro à casa da rua Marquês de Abranches ? correto, ia de carro a algum lugar (=preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "casa", o qual está especificado, forma a crase).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva E

    Aos domingos, a família ia de carro à casa da rua Marquês de Abranches.

  • A crase não deve ser empregada junto a verbos

  • Casa , distância e terra ,usa-se crase quando tem especificador.

  • bizu: quando o lugar estiver especificado vai crase, quando não estiver especificado não vai crase!

  • CASA, DISTÂNCIA e TERRA = CRASE QUANDO TEM ESPECIFICADOR!!!

  • Gabarito: E

    Principais Regras de Crase (à) com base nas questões que já respondi:

    Obrigatório: Verbo (pedindo a preposição “a) + a (à) + Palavra Feminina no Singular; Horas especificadas (substituir por ao meio dia e ver se tem sentido); Locuções adverbiais femininas (às vezes, à direita, à esquerda etc); Mudança de sentido ao colocar a crase, criando uma circunstância.

    Facultativo (Só tem 3 casos, mas esse é o que mais cai): Pronome Possessivo Feminino no Singular na oração (Minha, sua, nossa, tua, vossa) na oração.

    Proibitivo: Palavras masculinos; Uso de verbos; Diante de Pronomes (que, a ela, a ele, nosso, alguém, nenhum etc); Palavras repetidas (Ex: dia-a-dia); Verbo (pedindo a preposição “a”) + a + Palavra Feminina no Plural. 

    DICA DE PARALELISMO: tia DEA não usa crase (Ex: De 8:00 as 10:00) e tio DAAn usa crase (Ex: Das 8:00 às 10:00).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!