SóProvas


ID
3401323
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para o arquivamento de documentos, existe uma teoria conhecida como Teoria das Três Idades dos Documentos. De acordo com essa teoria, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • GABARITO: LETRA D

    Acesso aos documentos:

    • arquivos correntes – acesso restrito ao órgão produtor (gerador). Quem responde pelos documentos são os setores de origem.

    • arquivos intermediários – acesso ao documento pelo público apenas quando a sua fonte geradora autorizar. Os documentos ainda pertencem ao setor de origem. A função destes arquivos é apenas a de guardar o documento para o referido setor.

    • arquivo permanente – acesso liberado ao público (não há restrições). Os documentos passam a fazer parte do acervo dos arquivos permanentes, não pertencendo mais ao setor de origem do mesmo, devido ao seu valor secundário.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Resolução:

    a) Os documentos correntes são frequentemente consultados. A preservação e as funcionalidades voltadas para a pesquisa e a cultura são características dos documentos de valor permanente. Errada.

    b) Os documentos armazenados nos arquivos intermediários possuem frequência de uso reduzida já que esses documentos já cumpriram as funções pelas quais foram criados. Entretanto, eles ainda podem ser consultados, mas é claro que a frequência será menor. Errada.

    c) Os documentos permanentes são aqueles que já cumpriram as suas funções primárias e adquiriram valor secundário devido ao seu conteúdo ainda possui valor para a instituição em termos históricos, culturais, probatórios ou informativos. Esses documentos podem possuir ou não uma consulta baixa, vai depender do seu conteúdo. Errada.

    d) Sim, os documentos correntes acabaram de ser criados ou recebidos para que alguma atividade possa ser desenvolvida na instituição. Dessa forma, são restritos ao produtor. Certa.

    Resposta: D

  • Alguém sabe explicar porque a B tá errada? os arquivos intermediários são formados por documentos usados e consultados, porém com pouca frequência.

  • Marque sempre a mais correta.

    Nesse caso, a letra D.

  • Essa banca cria seus próprios conceitos, é difícil resolver suas questões.

  • Eu retornei a questão, pra verificar se era incorreta.

  • ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • GABARITO: LETRA D

    Acesso aos documentos:

    • arquivos correntes – acesso restrito ao órgão produtor (gerador). Quem responde pelos documentos são os setores de origem.

    • arquivos intermediários – acesso ao documento pelo público apenas quando a sua fonte geradora autorizar. Os documentos ainda pertencem ao setor de origem. A função destes arquivos é apenas a de guardar o documento para o referido setor.

    • arquivo permanente – acesso liberado ao público (não há restrições). Os documentos passam a fazer parte do acervo dos arquivos permanentes, não pertencendo mais ao setor de origem do mesmo, devido ao seu valor secundário.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Gente, essa banca é um horror, mas não adianta brigar com ela, a gente precisa aprender a resolver questões dessa malditinha. Em relação a alternativa B => está incompleta== O Arquivo Intermediário é aquele formado por documentos usados e consultados COM POUCA FREQUÊNCIA (AO MEU VER, SEM ISSO A ALTERNATIVA SE ENQUADRA EM ARQUIVO CORRENTE)

    Então nesse caso a alternativa D é a mais correta.

  • Lembro da minha professora falando isso...mas essa daí era uma baita casca de banana mesmo!

  • Nesse caso os erros seriam:

    A) O Arquivo Corrente é formado por documentos que não são mais consultados. (Os arquivos correntes são os mais consultados).

    B) O Arquivo Intermediário é aquele formado por documentos usados e consultados. (faltou falar que é com pouca frequência, ou seja, alternativa incompleta).

    C) O Arquivo Permanente é aquele formado por documentos que não são mais consultados com frequência. (Aqui o erro foi ter especificado a frequência). O arquivo permanente perdeu seu valor administrativo, possuindo apenas valor histórico ou informativo.

    D) Gabarito.

  • Não acho correto essa história de MAIS CORRETA,se tem uma correta então tem duas corretas não existe essa de mais e de menos,ambas são corretas. E se for questão de completa, nenhuma questão está completa visto que o conceito é muito amplo e sempre posso incluir mais informações.
  • Os documentos de arquivo, na condição de ferramenta administrativa, somente pode ser utilizada pelo seu responsável, a saber, o gestor. Sendo assim, por natureza, esses documentos são de acesso restrito quando na fase corrente, somente sendo permitido a terceiros com autorização expressa do responsável. O mesmo vale para a fase intermediária, se considerarmos que esta é uma extensão da fase corrente. Na fase intermediária, os documentos mantém todas as prerrogativas e qualidades de quando estavam na fase corrente, somente se diferenciando pela sua frequência de uso.

     

    Somente quando na fase permanente os documentos estão livres de quaisquer restrições de acesso, a qualquer pessoa e por qualquer motivo, visto que sua função agora não é mais ser ferramenta administrativa, mas sim uma fonte de informações e provas para pesquisas.

    Questão comentada pelo Mayko Gomes, Professor de Arquivologia.

  • kkkk acho lindo a forma que "Os Guerreiros" explicou os erros, é tipo: justificou o injustificável.
  • ódio dessa disciplina. ódio dessa banca.
  • essa matéria é CANSATIVA E PÉSSIMA. Não se sabe nem onde estudar, pesquisar, é um tiro no escuro