-
Administração Pública Patrimonialista - No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real
Administração Pública Burocrática - Surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori
Na administração pública gerencial a estratégia volta-se (1) para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade, (2) para a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados, e (3) para o controle ou cobrança a posteriori dos resultados.
http://www.anped11.uerj.br/planodiretor1995.pdf
-
☑ GABARITO: LETRA C
↪ Na administração pública gerencial, a estratégia volta-se:
Para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade;
Para a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e
financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados;
Para o controle ou cobrança a posteriori dos resultados. Adicional-mente, pratica-sé a competição administrada no interior do próprio Estado, quando há a possibilidade de estabelecer concorrência entre unidades internas. No plano da estrutura organizacional, a descentralização e a redução dos níveis hierárquicos tornam-se essenciais. Em suma, afirma-se que a administração pública deve ser permeável à maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil e deslocar a ênfase dos procedimentos (meios) para os resultados (fins).
⇉ ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - IDALBERTO CHIAVENATO.
-
A - Patrimonialista.
B - Burocrática
C - Gerencial (é a reposta)
D - Burocrática
-
Uma das principais diferenças entre o modelo burocrático e o modelo gerencial está na função controle, que deve deixar de ser efetuado com base em processos e procedimentos (“a priori” ou “ex-ante”) para ser efetuado com base em resultados (“a posteriori” ou “ex-post”).
ESTRATÉGIA
-
O MODELO PATRIMONIALISTA
é caracterizado pela não distinção entre res publica e res principis, ou seja, não há distinção entre o patrimônio público e o bem privado.
O patrimonialismo é caracterizado pela forte presença da seguintes características: nepotismo, corrupção, ineficiência, improviso, falta de profissionalismo, ausência de métodos de trabalho, falhas de planejamento, entre outras.
A TEORIA DA BUROCRACIA (controle a priori)
teve como expoente Max Weber e começou a fazer parte da administração empresarial e pública mundial em torno da década de 1940. A burocracia surgiu para coibir os excessos do patrimonialismo.
A organização na burocracia segue o modelo racional-legal, ou seja, deve funcionar com base em LEI, NORMAS E REGULAMENTOS, independentemente das vontades pessoais dos agentes. Entre as principais características do modelo burocrático estão o PROFISSIONALISMO, IMPESSOALIDADE E O FORMALISMO.
A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL (controle a posteriori)
constitui um avanço e, até um certo ponto, um rompimento com a administração pública burocrática. Isto não significa, entretanto,que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático.
A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos RESULTADOS, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental.
-
Para a resolução da questão, vamos à análise das alternativas:
A) ERRADO. A Administração
Pública Patrimonialista é que possui o aparelho do Estado funcionando como uma
extensão do poder do soberano;
B) ERRADO. A Administração Pública Burocrática é que surge na segunda metade do
século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o
nepotismo patrimonialista. Esse modelo burocrático surgiu com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP),
pelo decreto-lei nº 579/1938, durante o governo de Getúlio Vargas (1930 a 1945);
C) CERTO. A Administração Pública Gerencial possui uma orientação para o
planejamento estratégico organizacional e utiliza-se de um controle de
resultados “a posteriori". Portanto, essa alternativa é o gabarito da questão
em análise;
D) ERRADO. O controle com foco em evitar a corrupção e o nepotismo é uma
característica da Administração Burocrática, e não da Gerencial.
GABARITO DO
PROFESSOR: LETRA C.
-
A TEORIA DA BUROCRACIA (controle a priori)
A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL (controle a posteriori)