SóProvas


ID
3405256
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Existem reações que causam um efeito qualitativamente diferente e, em geral, nocivo do fármaco, às vezes, fatal. Para uma pequena proporção de indivíduos, sendo que fatores genéticos ou imunológicos podem ser responsáveis. Com base nesse assunto, analise as reações associadas aos exemplos nas afirmativas abaixo.

I. Reações idiossincráticas, como por exemplo, o cloranfenicol que causa anemia aplástica em aproximadamente um paciente em 50.000 (cinquenta mil).
II. Reações adversas, como por exemplo as estatinas que podem causar mialgia e distúrbios gastrintestinais.
III.Reações idiossincráticas, como por exemplo a hipertermia maligna, uma reação metabólica à fármacos, incluindo vários anestésicos inalatórios e fármacos antipsicóticos.
IV. Efeito colateral, como por exemplo a toxicidade causada pelo paracetamol.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A hipertermia maligna esta associado ao uso de anestésicos mas não ao uso de anti-psicóticos. O que esta associado ao uso de anti-psicóticos é A SÍNDROME NEUROLÉPTICA MALIGNA. Acho que a banca confundiu os assuntos.

    Hipertermia maligna é uma doença muscular , latente, potencialmente grave, de herança  dominante, caracterizada por resposta hipermetabólica após exposição a  inalatório, tais como halotano, isoflurano ou exposição a um determinado relaxante muscular de nome succinilcolina.

    A Sindrome neuroléptica maligna é uma emergência neurológica com risco de vida associada ao uso de agentes antipsicóticos (neurolépticos) e caracterizada pela tétrade clínica: alteração do estado mental, rigidez, febre e disautonomia. A mortalidade resulta diretamente das manifestações disautonômicas da doença e de complicações sistêmicas. O SNM é frequentemente observado com agentes antipsicóticos de primeira geração de alta potência (por exemplo, haloperidol), no entanto, todas as classes de medicamentos antipsicóticos foram implicadas, incluindo os antipsicóticos de baixa potência (por exemplo, clorpromazina) e antipsicóticos de segunda geração (por exemplo, clozapina , risperidona , olanzapina), bem como medicamentos antieméticos (por exemplo, metoclopramida e prometazina). 

    Ambas são de caráter de idiossincrasia. Tipo B.