SóProvas


ID
3405886
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 5


Sacolas biodegradáveis levam anos para se decompor na natureza


    Quando mercados começaram a trocar as sacolinhas plásticas descartáveis por opções feitas de materiais que se degradam no meio ambiente, muitos comemoraram. [...] Mas um novo estudo mostra que, por mais benéficas que pareçam, as substitutas que se dizem ecológicas não são, de fato, sustentáveis. Pesquisadores da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, submeteram os tipos mais comuns de saquinhos biodegradáveis, encontrados por lá em qualquer esquina, a testes rigorosos de resistência. E a conclusão foi preocupante — elas resistem mais do que deveriam. [...] “Eu fiquei realmente impressionada que, depois de três anos, as sacolas ainda pudessem aguentar um monte de compras, principalmente por serem biodegradáveis”, diz Imogen Napper, principal autora do estudo.

    [...]

    O experimento consistiu em averiguar como cada categoria de bioplástico se comportava quando “descartada” ao ar livre, enterrada no solo ou submersa na água do oceano. Além da perda da área de superfície e da desintegração ao longo do tempo, os pesquisadores britânicos também avaliaram resistência, textura e estrutura química. Só ao ar livre as sacolas tiveram um fim satisfatório, fragmentando-se em apenas nove meses. Já na terra e na água, o resultado foi péssimo. Oxobiodegradáveis, biodegradáveis e as sacolinhas convencionais permaneceram inteiras depois de passarem três anos enterradas e submersas. De tão intactas, ainda aguentavam compras de supermercado. Só as compostáveis se salvaram: desapareceram do ambiente aquático em três meses e se quebraram um pouco na terra, onde ainda assim os fragmentos perduraram por 27 meses.

    [...]

    Ou seja, não adianta cobrar alguns centavos pela sacolinha de plástico para desestimular seu uso, como o Reino Unido e até o Brasil têm feito. É preciso oferecer também opções verdadeiramente sustentáveis ao consumidor, para que ele possa comprar com a consciência limpa se, por algum motivo, estiver sem sua sacola reutilizável.


Fonte: Adaptado de: <https://super.abril.com.br/sociedade/sacolas-biodegradaveis-levam-anos-para-se-decompor-na-natureza/>. Acesso em: 30 abr. 2019.

A fala de Imogen Napper, no primeiro parágrafo do Texto 5, é apresentada como argumento que fundamenta o ponto de vista do articulista por meio de uma citação. Assinale a alternativa que define e justifica corretamente o tipo de citação utilizada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ Citação direta é a transcrição na íntegra de parte da obra do autor consultado, ela não apresenta qualquer alteração em relação à fala original. 

    “Eu fiquei realmente impressionada que, depois de três anos, as sacolas ainda pudessem aguentar um monte de compras, principalmente por serem biodegradáveis”, diz Imogen Napper, principal autora do estudo.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Qual o erro da C?

  • não é paráfrase não. Esta significa escrever com as próprias palavras uma afirmação de outra pessoa,coisa que não ocorre.

  • Obrigado, Pablo!

  • Citação Direta: é aquela que transcreve parte de uma obra, com as palavras do autor.

    Citação indireta: é aquela que se baseia em uma obra, com as nossas palavras.

    Citação de citação: é aquela que é mencionada no nosso texto, sem que tenhamos tido acesso ao texto original.

  • Não relacionado com as assertivas, o autor do texto reclama que as sacolas sustentáveis não são tão sustentáveis assim, porque, algumas, possuem a vida útil de até 27 meses?

    O plástico normal possui um tempo útil de 400 anos; ou seja, desde a criação dele, nenhum foi totalmente degradado e ele me fala que não são opções "verdadeiramente sustentáveis ao consumidor", porque podem degradar em "longos" 27 meses, no pior dos cenários.

  • Vamos lá.

    Por está entre aspas e logo em seguida haver o nome de quem falou, estamos diante de uma citação direta. Desse modo podemos excluir B e D.

    a)CORRETA,Citação direta, pois o trecho reproduz o dizer da principal autora do estudo.

    R:  “Eu fiquei realmente impressionada que, depois de três anos, as sacolas ainda pudessem aguentar um monte de compras, principalmente por serem biodegradáveis”, diz Imogen Napper, principal autora do estudo.

    "CITAÇÃO: Apresenta-se entre aspas e acompanhada da identidade do criador."

    #DICA.Realço em azul a citação direta da principal autora. Como é de costume das bancas em interpretações de textos, a banca poderia trocar por, por exemplo, "autor do texto". Portanto, é importante se atentar para isso também.

    c)ERRADA, Citação direta, pois o trecho é uma paráfrase literal do dizer da principal autora do estudo.

    R: Que fique bem claro : uma perífrase NUNCA será uma reprodução LITERAL. A perífrase é um tipo de intertextualidade, na qual um texto é reproduzido com outro pensamento, outras palavras, dando origem a um novo texto.

    Pra fixar, deixo aqui algumas questões sobre o tema:

    Q801464

    Q364846 - Bem conceitual!

  • O que é o discurso direto? 

    - O discurso direto é a transcrição exata das falas das personagens, sem a participação do narrador. É o mais natural e comum dos tipos de discurso. Exemplos de discurso direto:

    • Mariana perguntou:

    — O que posso fazer para ajudar?

    • Descartes afirmou: “Penso, logo existo.”

     Estrutura do discurso direto: 

    - O discurso direto é introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso. A seguir a esses verbos aparecem dois-pontos e há mudança de linha para o começo da fala da personagem, que é iniciada por um travessão. Assim, a estrutura básica do discurso direto é:

     verbo de elocução - dois-pontos - mudança de linha - parágrafo - travessão. 

    - O travessão indica o começo da fala de uma personagem, mas também a mudança de interlocutores, como a mudança da voz da personagem para a voz do narrador. Além do travessão, o discurso direto pode ser também colocado entre aspas, indicando assim uma citação ou transcrição.

     Verbos que introduzem o discurso direto (verbos de alocução): 

    • dizer; • perguntar; • responder; • falar; • comentar; • observar; • retrucar; • replicar; • exclamar; • aconselhar; • gritar; • murmurar.

    - Através da utilização do discurso direto, o narrador permite que as personagens se exprimam livremente, ganhando vida própria na narração.

    Paráfrase - Uma paráfrase é uma nova afirmação do sentido de um texto ou passagem usando outras palavras.