SóProvas


ID
3406117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Campo Grande - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Acerca do disposto pelo Sistema Tributário Nacional, julgue o item seguinte, considerando o entendimento doutrinário e jurisprudencial.


As imunidades recíprocas são limitações constitucionais ao poder de tributar e têm status de cláusulas pétreas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Correto

    Imunidades tributárias, pois, tendo natureza de “garantias fundamentais do contribuinte” (art. 150, caput, da CF), constituem cláusula pétrea referida no art. 60, § 4o, IV, da CF (“Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: IV – os direitos e garantias individuais).

  • Venho respeitosamente discordar do colega Welder, pois o enunciado se refere às "imunidades recíprocas", que são aquelas previstas no art. 150, VI, "a", da CF e que proíbem a União, os Estados, o DF e os Municípios de instituírem impostos sobre patrimônio, renda ou serviços uns dos outros.

    Como se vê, não se está em jogo a proteção de garantias fundamentais do contribuinte, mas sim a proteção do pacto federativo, também cláusula pétrea (art. 60, §4º, I, da CF), impedindo que um ente tribute o outro (ADI 939).

  • TRATA-SE DE CLÁUSULA PÉTREA (ADI 939) SOMENTE APLICÁVEL AOS IMPOSTOS (UM MUNICÍPIO PODE COBRAR TAXAS PELA COLETA DOMICILIAR DE REPARTIÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS, POR EXEMPLO).

    FONTE: MATERIAL PROF. UBIRAJARA CASADO, DA EBEJI.

  • As imunidades protegem valores relevantes para o ordenamento jurídico, tais como o pacto federativo, a liberdade religiosa e a difusão cultural. No caso da IMUNIDADE TRIBUTÁRIA RECÍPROCA, protege-se o PACTO FEDERATIVO e a própria FORMA FEDERATIVA DE ESTADO. Levando-se em consideração que a forma federativa de estado é cláusula pétrea, o STF passou a entender que a IMUNIDADE TRIBUTÁRIA RECÍPROCA também é considerada cláusula pétrea.

  • GABARITO: CERTO

    É a imunidade que existe entre os entes federados, vedando que um ente federado institua imposto sobre patrimônio, renda ou serviços uns dos outros, pois a autonomia política do ente federativo obsta que esse sujeito se submeta a uma tributação de outro. Isso se dá em razão de não haver subordinação jurídica entre os entes federados. Se a União começa a cobrar impostos, haverá uma quebra da federação. 

    A imunidade recíproca tem status de cláusula pétrea, pois busca-se evitar um conflito federativo.

    Nesse sentido: Art. 150 da CF. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    VI - instituir impostos sobre:

    a)   patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;

  • Oi, pessoal. Gabarito: Assertiva considerada CORRETA pela banca.

    No mesmo sentido, o professor Sabbag explica (2016, p. 314):

    "Para o STF, as imunidades e os princípios tributários são limitações constitucionais ao poder de tributar, ganhando a estatura de cláusulas pétreas – limites não suprimíveis por emenda constitucional, uma vez asseguradores de direitos e garantias individuais (art. 60, § 4º, IV, CF), aptos ao resguardo de princípios, interesses e valores, tidos como fundamentais pelo Estado."

    Fonte: SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributário. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

    Em arremate: [...] As limitações constitucionais ao poder de tributar são o conjunto de princípios e demais regras disciplinadoras da definição e do exercício da competência tributária, bem como das imunidades. [...] As imunidades têm o teor de cláusulas pétreas, expressões de direitos fundamentais, na forma do art. 60, § 4º, da CF/88, tornando controversa a possibilidade de sua regulamentação através do poder constituinte derivado e/ou ainda mais, pelo legislador ordinário. [...] (RE 636941, Relator(a): Min. LUIZ FUX, Tribunal Pleno, julgado em 13/02/2014)

  • GAB.: CERTO

    .

    A Imunidade Recíproca é considerada corolário da forma federativa de Estado dada a igualdade político jurídica existente entre os entes federativos. É uma decorrência pronta e imediata de postulado da isonomia dos entes constitucionais sustentado pela estrutura federativa do Estado brasileiro e pela Autonomia dos Municípios (STF, AgRg 174, 808 rel. Min, Mauricio Correia).

    É principio garantidor da Federação, sendo Clausula Pétrea (art. 60 e 40, I) não podendo, portanto, ser ofendido, sequer por EMENDA CONSTITUCIONAL.

    CESPE - 2017 - Prefeitura de Fortaleza - CE: A imunidade tributária recíproca que veda à União, aos estados, ao DF e aos municípios instituir impostos sobre o patrimônio, renda ou serviços uns dos outros é cláusula pétrea. C.

  • IMUNIDADE RECÍPROCA é a regra constitucional que veda que os entes federados instituam impostos sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros, prevista no art. 150, VI, a, da Constituição Federal.
    O objetivo é evitar que um ente federado utilize -se dos impostos de sua competência como forma indireta de intervir na autonomia de outro. Nas palavras da Corte Suprema, a imunidade tributária recíproca é “instrumento de preservação e calibração do pacto federativo, destinado a proteger os entes federados de eventuais pressões econômicas, projetadas para induzir escolhas políticas ou administrativas da preferência do ente tributante" (RE 599176/PR).
    DICA EXTRA: A imunidade recíproca é considerada ONTOLÓGICA pois é fundamental para proteção do pacto federativo, existindo mesmo que não houvesse previsão expressa no texto constitucional.
    Por ser considerado como princípio garantidor do pacto federativo, a imunidade recíproca é considerada cláusula pétrea (art. 60, § 4º, I, da CF/88).
    Assim, conclui-se que a assertiva está correta.


  • Certo

    A doutrina majoritária (com destaque para Regina Helena Costa e José Souto Maior Borges) defendem que as limitações ao poder tributar são cláusulas pétreas. Ao julgar a ADI nº 939-7-DF, o STF também sacramentou o entendimento de que os princípios e as imunidades tributárias são cláusulas pétreas.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Resumindo:

    IMUNIDADE RECÍPROCA

    • Não se aplica:
    • ⇒ Explor. Ativ. Econ.
    • ⇒ Contrib. De fato
    • ⇒ Serv. Cartoriais

    Impostos

    • Não se aplica:
    • ⇒ Taxas
    • ⇒ Contr. Previd.

    Patrimônio / Renda / Serviços

    • ⇒ EP e SEM prestadoras de serviço público

    Extensiva a autarquias e fundações públicas

    • ⇒ Vinculação a finalidades essenciais
  • Cláusulas Pétreas são uma espécie de regras intocáveis, ou seja, NÃO podem sofrer modificações ou serem deixadas de lado enquanto a Constituição estiver em vigor.

  • GABARITO CORRETO

    O fundamento da imunidade recíproca é o princípio federativo, então se trata de cláusula pétrea. (art. 60 §4º, I).