SóProvas


ID
3407119
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O departamento de operações da Assembleia Legislativa de uma cidade encontra-se em uma fase acentuada de conflitos interpessoais, devido às mudanças na estrutura organizacional. Algumas ações são necessárias para controlar ou até mesmo reduzir estes conflitos, em que a tática escolhida pela liderança foi a de “reconhecer o conflito e engajar-se na luta aberta contra o adversário”. Essa tática é conhecida como de:

Alternativas
Comentários
  • FCC considerou o gabarito C como correto.

     

    Evitação – É a fuga do conflito! A pessoa, portanto, nem é assertiva nem colaborativa. Esse estilo é muito comum quando o assunto é pouco importante, quando não há possibilidade de ganhar ou quando o custo da derrota é muito alto.
    Dessa forma, as pessoas fingem que o conflito nem existe e escondem seus sentimentos! (Quando evitamos discutir religião com pessoas de outro credo, por exemplo, estamos no estilo de evitação!).8
    Acomodação – Reflete um alto grau de cooperação, sem assertividade. É a busca pela harmonia! Nesse estilo buscamos somente satisfazer o outro, sem buscar nossos interesses! É comum quando o tema a ser discutido é muito mais importante para a outra parte e queremos gerar um “crédito” de boa vontade para o futuro.
    Quando uma esposa deixa seu marido assistir ao jogo de futebol na televisão da sala, está buscando esse estilo de lidar com um possível conflito, por exemplo.
    Competição – Nesse estilo somos assertivos, ou seja, queremos a todo custo satisfazer nossos interesses, pouco importando os do outro. Ocorre quando queremos impor nossa posição!9
    Portanto, pode ser recomendável quando uma decisão é urgente, ou quando o tema é impopular e é necessária uma decisão. É um conflito ganha-perde, ou seja, alguém sairá vencedor e o outro sairá derrotado!
    Se uma categoria entra em greve e seus patrões decidem não oferecer nenhuma concessão e começam a contratar novos funcionários para ocupar os lugares dos grevistas, está buscando esse estilo.

    Compromisso – Nesse estilo, cada pessoa ou grupo cede um pouco para que uma solução intermediária ou “aceitável” aconteça. Dessa forma, cada parte cede e ganha algo de “valor”.
    Entretanto, como cada parte “perde” algo, pode-se semear outro conflito futuro (ou seja, o conflito seria somente “empurrado com a barriga”). O importante nesse caso é um “jogo de cintura” e uma busca por uma situação aceitável para as duas partes.
    Colaboração – Necessita tanto de cooperação quanto de assertividade para funcionar. O objetivo é que todas as partes saiam ganhando, e é baseado na negociação e no comprometimento das partes.

  • Nunca nem vi

  • Affs tem gente aqui que vive de copiar o comentário dos outros, já identifiquei vários comentários meus copiados de outras alternativas e acabo de identificar mais um.

  • Gabarito (C) - A justificativa está em azul no resumo abaixo.

    Antes é bom saber o que é assertividade e cooperação.

    Assertividade: ser assertivo é conseguir falar de suas vontades, interesses e situações particulares sem causar um conflito. É ter segurança em opinar e expor suas opiniões divergentes, sem com isso causar uma situação de conflito, ofende ou criar qualquer outra situação de desconforto.

    Cooperação: revela o grau que cada uma das partes se preocupa ativamente com os interesses da outra.

    =-=-=-=-=-=-=-=-=-=

    Sabendo disso, vamos aos estilos:

    Estilo de evitação (abstenção ou retirada estratégica) – Reflete uma postura nem assertiva e nem cooperativa na pretensão de evitar ou fugir ao conflito. “Vamos nos fechar”. É uma forma de “deixar quieto”. Há uma grande chance de o conflito voltar no futuro. Esse estilo é utilizado quando:

    ·     Assunto for trivial ou houver outro mais urgente;

    ·     Percebe-se que não há uma maneira de satisfazer seus interesses

    ·     Etc. (Pág. 415)

    Estilo de acomodação (abrandamento, negociação ou barganha) – Postura não assertiva, mas cooperativa. Reflete alto grau de cooperação para suavizar as coisas e manter a harmonia. Resolver os pontos menores de discordância e deixar os maiores para frente. “Ir levando”. Observe que abre mão de “quase tudo” e não consegue realizar quase nada dos seus próprios interesses. Esse estilo é utilizado quando:

    ·     Para ganhar créditos sociais a serem usados mais tarde;

    ·     Diminuir danos quando estiver perdendo a disputa

    Estilo competitivo (dominação, intervenção de poder ou imposição) – Postura assertiva, e não cooperativa. Impor o seu próprio interesse. Atitude de confronto e dominação, “um ganha, ouro perde”. Esse estilo é utilizado quando:

    ·     uma ação prona e decisiva deve ser rapidamente imposta durante uma emergência.

    ·     Quando souber que está com a razão e for um aspecto vital para o bem da organização.

    ·     Contra pessoas que tiram vantagem do comportamento não competitivo.

    Estilo de compromisso (acordo ou concessão mútua) – Misto de assertividade e cooperação. Uma parte aceita soluções razoáveis para a outra e cada parte aceita ganhos e perdas na solução. Temos que ter jogo de cintura. É conflito do tipo “ganhar/perder”, lembre-se que nele há perdas e ganhos. Esse estilo é utilizado quando:

    ·     Para obter acordos temporários em assuntos complexos;

    ·     Chegar a soluções rápidas sob pressão de prazos;

    ·     Quando a colaboração ou a competição não funcionarem.

    Estilo de colaboração (confronto com o conflito) – Postura assertiva e cooperativa. Ambas as partes ganhem e se comprometam com a solução encontrada, relação em que ambos ganham. Indicado para assuntos complexos. Esse estilo é utilizado quando:

    ·     O objetivo for aprender

    ·     Etc.

  • Eu pensei na abordagem para gestão de conflitos, que traz:

    Abordagem Estrutural

    Abordagem Processual (com a reunião de confrontação)

    Abordagem Mista (papel integrador de um terceiro, podendo ser o gestor)

    Na verdade, o examinador quer, então, o estilo de gestão do conflito....

  • EVITAMENTO/ EVASÃO/ FUGA/ ABSTENÇÃO - existência de conflito, mas prefere evitá-lo.

    ACOMODAÇÃO/ SUAVIZAÇÃO - pessoa cede algo para fortalecer o relacionamento.

    COMPETIÇÃO/ COMANDO AUTORITÁRIO - interesse em ganhar.

    COLABORAÇÃO/ SOLUÇÃO DE PROBLEMA - solucionar o problema, não interessando quem vai ganhar.

    COMPROMISSO/ CONCESSÃO/ ACORDO - solução do problema, mas alguém perde.

    letra C

  • Questão formulada acerca das táticas de resolução de conflitos propostas por Fela Moscovici. De acordo com essa classificação, a tática que reconhece o conflito e engaja-se na luta aberta contra o adversário é denominada de competição, por isso o gabarito é a alternativa C.

    Se quiser relembrar os conceitos, veja:

    • Tática de competição: essa tática implica reconhecer o conflito e engajar-se na luta aberta contra o adversário. A competição declarada e honesta tem, em geral, componentes sadios, embora seja difícil experimentar esses componentes em grupos pequenos.

    • Tática de repressão ou supressão: essa tática consiste no uso da força para tentar aniquilar o conflito, alcançando a eliminação dos sintomas, não do conflito. Embora, aparentemente, o conflito tenha sido extinto, as causas, a motivação profunda, as ideias, as opiniões, as atitudes e sentimentos antagônicos permanecem e , em alguns casos, até crescem.

    • Tática de evasão: essa tática consiste na fuga do enfrentamento do conflito. A fuga tente a amenizar a situação, porém não resolve o problema. Essa tática é muito utilizada em conflitos dentro de pequenos grupos ou equipes, mas não promove melhoria de relacionamento nem resultados satisfatórios na resolução de conflitos.

    Tática de apaziguamento: essa tática depende da intervenção de um terceiro na administração do conflito. Trata-se do apaziguador. Após a catarse e o alívio da tensão emocional inicial, as partes podem recuperar o senso de proporção dos eventos conflituosos e, assim, o conflito é abrandado com a discussão das medidas a serem tomadas.

    Tática de confrontação: essa tática consiste na reunião das partes em conflito com ou sem a presença de um mediador. Essa tática exige maior habilidade interpessoal de negociação entre as partes e do mediador que funciona como um elemento neutro.

    Tática de resolução de problemas: essa tática é realizada em duas etapas: diferenciação e integração. Inicialmente, faz-se a diferenciação que consiste na exposição e compreensão das percepções e sentimentos das partes envolvidas. Busca-se entender as motivações do conflito de cada parte. Em seguida, realiza-se a integração que consiste na reformulação dos problemas existentes a partir de alternativas que solucionam o conflito. Todo o processo deve ser conduzido de maneira participativa, as partes devem se envolver e expor seus sentimentos e depois atuar diretamente na criação das alternativas de solução.

    Gabarito: C

  • Em 05/11/21 às 14:11, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!Em 01/06/21 às 12:32, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!

  • Em 09/12/21 às 17:14, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

    Em 05/11/21 às 14:11, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!

    Em 01/06/21 às 12:32, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!