SóProvas


ID
3407140
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dentre os diversos modelos organizacionais, que vão desde a burocracia altamente estruturada até a organização sem fronteiras, destacam-se dois modelos que se posicionam nesses extremos: o mecanicista e o orgânico. NÃO se refere a uma característica do modelo mecanicista:

Alternativas
Comentários
  • B)

     

    2.4. Cultura Mecanicista e Cultura Orgânica
    Essa classificação de culturas se originou do trabalho de Morgan sobre modelos estruturais. As culturas mecanicistas são caracterizadas por rigidez, formalidade e controle sobre seus integrantes.
    Essa cultura foi dominante na época da industrialização e é mais adequada a organizações estáveis, em que as metas e os objetivos não mudam constantemente, com funcionários mais propensos a aceitar a submissão às regras e participar pouco do processo decisório.
    A cultura orgânica (que deriva de organismos vivos, da biologia) é mais preocupada com a interação com o meio ambiente (fornecedores, clientes, governos etc.). Seus princípios são: flexibilidade, adaptabilidade e informalidade. Portanto, seus funcionários participam ativamente do processo decisório. Assim sendo, em ambientes dinâmicos essa é a cultura recomendada.
    2.5. Cultura Dominante e Subculturas
    O reconhecimento de que a cultura de uma organização possui características comuns não significa que somente existe uma cultura dentro de uma organização! Podem existir subculturas. Grande parte das grandes organizações possui uma cultura dominante e algumas subculturas.
    De acordo com Robbins,5 uma cultura dominante expressa os valores principais que são compartilhados pela maioria dos seus membros. Quando falamos da cultura de uma organização, nos referimos à cultura dominante.
    As subculturas se desenvolvem em grandes organizações para lidar com problemas e situações diferentes que seus membros enfrentam. Portanto, os funcionários da área de compras podem ter uma subcultura diferente da do pessoal de vendas. Uma subcultura inclui os valores principais da cultura somados aos valores presentes na subcultura.

  • LETRA B

    MODELO ORGÂNICO:

    -FLEXÍVEL, AMBIENTES MUTÁVEIS.

    -DÃO AUTONOMIA AO FUNCIONÁRIO.

    -BAIXA FORMALIZAÇÃO.

    -DESCENTRALIZAÇÃO.

    MODELO MECANICISTA:

    -SISTEMA FECHADO

    -ALTA ESPECIALIZAÇÃO.

    -CADEIA DE COMANDO

    -AMBIENTES ESTÁVEIS.

    -PROCESSOS PADRONIZADOS.

    -ALTA ESPECIALIZAÇÃO.

  • Essa questão esta certa mesmo? Alguém pode ajudar e marcar o professor? O Chiavenato tras no seu livro o seguinte para organizações mecanicistas:

    • Estabilidade, rotina, manutenção e permanência

    • Adoção das estruturas tradicionais e da departamentalização funcional e divisional

    • Modelo mecanístico, burocrático, estruturas altas e amplitude de controle larga

    • Necessidade de ordem e rotina

    Baixa/Moderada formalização é uma característica do modelo ORGÂNICO! A resposta seria a alternativa C. A FCC não é banca fraca para dar uma dessas.

  • se essa questão não foi comprada, eu não sei mais o que pode ser

  • Letra B. Amplitude de controle abrangente.

    Quanto maior a amplitude administrativa, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente, levando a descentralização e delegação de atividades (Modelo Orgânico). Já uma amplitude administrativa menor aumentará a quantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional alta e alongada, levando a centralização de poder em poucos (Modelo Mecanicista).

    A tendência atual nas organizações é de amplitudes maiores, ou seja, achatar e comprimir a estrutura organizacional, a fim de aproximar a base da cúpula e melhorar as comunicações.Isso esta ocorrendo também por causa dos esforços de redução de custos, corte de “gorduras”, agilização do processo decisório, aumento de flexibilidade, aproximação dos clientes e autonomia dos funcionários.

  • Segundo a explicação do professor sobre essa questão, eu compreendi que a Amplitude de controle abrangente possibilita o achatamento da hierarquização da Organização e, até mesmo, a terceirização de algumas atividades, trazendo, deste modo, agentes externos à Organização. Agora, quando vai explicar a leitra C o professor afirma que o modelo mecanicista é formalista. O professor ignorou totalmente a palavra moderada. Típico comentário de questão que o professor tem que pari uma justificativa para algo que está errado. Melhoras Professor...

  • A C realmente está errada.

    Mas a B também está.

    Em todos os materais que li estava:

    MECANICISTA:Alta Formalização

    ORGÂNICO:Baixa Formalização

    A questão fala ''MODERADA''

    Acredito que moderada está mais para baixa do que alta.

    Como o colega disse, na correção do professor,foi ignorada a palavra ''moderada''

  • Eu entendo que na amplitude de controle abrangente ocorre descentralização, sendo um modelo orgânico