-
☑ GABARITO: LETRA D
Todos os grupos estabelecem padrões aceitáveis de comportamento que são compartilhados por todos os membros do grupo, ou seja, normas. Elas dizem aos membros o que eles devem ou não fazer em determinadas circunstâncias e o que se espera que a pessoa faça em certas situações.
As normas são padrões ou ideias comuns que orientam o comportamento dos membros de um grupo. Em alguns casos as normas são formalizadas e em outros casos não são regras escritas, mas que os grupos aceitam e passam a agir de acordo com este padrão. É comum esperar que os membros de um grupo ajam no sentido de corrigir qualquer desvio ou comportamento não condizente com as normas estabelecidas.
-
NORMAS
-
Estrutura do grupo
Os grupos de trabalho não são multidões desorganizadas. Eles possuem uma estrutura que modela o comportamento de seus membros e torna possível a explicação e a previsão de boa parte do comportamento dos indivíduos, bem como do desempenho do grupo em si. Quais são essas variáveis estruturais? Podemos citar entre elas os papéis, as normas, o status, o tamanho do grupo e o seu grau de coesão.
Papéis
Papel: um conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa uma determinada posição em uma unidade social.
Normas
Por quê os funcionários não criticam os chefes em público? A resposta para isso é: são normas! Normas: padrões aceitáveis de comportamento que são compartilhados por todos os membros do grupo. As normas dizem aos membros o que eles devem ou não fazer em determinadas circunstâncias.
Status
O status : uma posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a membros de um grupo (permeia todas as sociedades). Apesar de todos os esforços igualitaristas, até agora pouco progredimos em direção a uma sociedade sem diferenças de classes. Mesmo os menores grupos têm papéis, direitos e rituais que diferenciam seus membros.
Tamanho
O tamanho do grupo afeta o seu desempenho? Indubitavelmente, a resposta é sim, mas o efeito depende de quais variáveis dependentes você vai considerar. Grupos menores são mais rápidos na realização de tarefas. Contudo, se a questão for a resolução de problemas, os grupos maiores conseguem melhores resultados.
Coesão
Coesão: grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo. Alguns grupos de trabalho são coesos porque seus membros passam a maior parte do tempo juntos, ou porque o tamanho reduzido facilita a interação, ou porque o grupo sofreu ameaças externas que resultaram na aproximação de seus membros entre si. A coesão é importante porque está relacionada à produtividade do grupo. Para estimular a coesão do grupo, podemos seguir as seguintes sugestões: (1) reduzir o tamanho do grupo; (2) estimular a concordância sobre os objetivos do grupo; (3) aumentar o tempo que os membros do grupo passam juntos; (4) aumentar o status do grupo e a dificuldade percebida para a admissão nele; (5) estimular a competição com outros grupos; (6) dar recompensas ao grupo, em vez de recompensar seus membros individualmente; (7) isolar fisicamente o grupo.
Fonte:
Adaptações do livro:
Comportamento Organizacional
Capítulo 4
Stephen P Robbins
11ª Edição
Editora Pearson
-
Segundo
RIBAS (2015), grupo de Trabalho “pode ser
definido como o conjunto de dois ou mais indivíduos interdependentes e
interativos que se juntam visando à obtenção de determinado objetivo".
Ademais, a estrutura do grupo “modela o
comportamento dos membros e torna possível a explicação e a previsão da maioria
dos comportamentos, bem como, do desempenho dos membros". A questão em
análise refere-se às variáveis estruturais de um grupo, as quais, segundo ROBBINS (2005), podem ser: papéis,
normas, status, tamanho, coesão e liderança.
Papéis – São
conjuntos de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocua
determinada posição em uma unidade social;
Normas – São
padrões aceitáveis de comportamento/conduta compartilhados pelos membros do
grupo;
Status – É a
posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a membros de
um grupo;
Tamanho – É
a quantidade de membros do grupo. O tamanho pode afetar na produtividade do
grupo;
Coesão – “É
a soma de forças que atrai os membros do grupo e os mantém unidos" (SPECTOR,
2005).
Assim,
a questão em análise aborda aspectos relacionados à variável estrutural “Norma".
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “D".
FONTES:
RIBAS,
Andréia Lins. Gestão de Pessoas para
concursos. 3ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
SPECTOR,
P. A psicologia das organizações. São
Paulo: Saraiva, 2005.
ROBBINS,
S. P. Comportamento Organizacional. Tradução
técnica: Reynaldo Marcondes. São Paulo: Prentice Hall, 2005
.
-
De acordo com Chiavenato (2014), as principais variáveis estruturais de um grupo são: liderança formal, papéis, desempenho de papel, normas, status do grupo, tamanho, composição e seu grau de coesão.
Rodrigo Rennó, Adm geral p/ concursos.
-
Chiavenatto segue inventando coisas novas ? O Deus