SóProvas


ID
3407401
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-5° Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão de desempenho é o processo de criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas possam realizar o melhor de suas habilidades, a fim de alcançar as metas da empresa. No que se refere a esse tema, julgue o item.



O balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta de planejamento estratégico que também pode ser utilizada para avaliar o desempenho de unidades de negócio, equipes ou indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    As Perspectivas do BSC Sob a orientação de quatro perspectivas amplas, o Balanced Scorecard foca naquilo que realmente cria valor para a organização.

    Finanças: “Para satisfazer nossos acionistas, que objetivos financeiros devem ser atingidos?” – ótica do acionista.

    Clientes: “Para atingir nossos objetivos financeiros, que necessidades dos clientes devemos atender?” – ótica do cliente.

    Processos internos: “Para satisfazer nossos clientes e acionistas, em quais processos internos devemos ser excelentes?”; – ótica do acionista e do cliente.

    Aprendizagem/inovação/crescimento organizacional: “Para atingir nossas metas, como nossa organização deve aprender e inovar?” – ótica da organização.

    Fonte: Material do Gran Cursos. Prof. Adriel Sá

    Bons estudos.

  • O BSC é uma importante ferramenta que faz parte da gestão estratégica de uma organização. Entre suas vantagens está o fato de considerar indicadores além dos financeiros e de buscar alinhamento foco na estratégia organizacional. São componentes do BSC

     

    1- Mapa estratégico;

     

    2- Objetivos estratégicos;

     

    3- Indicadores;

     

    4- Metas;

     

    5- Planos de ação

  • CERTO

  • GABARITO: CERTO

    BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.

    A metodologia BSC foi inicialmente divulgada no ano de 1992, por Robert S. Kaplan, professor da Harvard Business School e David P. Norton, presidente da Renaissance Solutions, através de um artigo onde definiam parâmetros para avaliação e melhoramento do desempenho das empresas.

    O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:

    Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;

    Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;

    Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;

    Aprendizado e crescimento: diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.

    Na análise do BSC, se os quatros indicadores estiverem aplicados de acordo com os objetivos propostos pela entidade, ou seja, se estiverem equilibrados, significa que a empresa conseguirá ter um melhor desempenho, permitindo a concepção de novas estratégias.

    O BSC está relacionado com a visão e estratégia de uma empresa, duas áreas fundamentais para que a empresa tenha sucesso.

    SIGNIFICADOS. COM. BR

  • Balanced Scorecard- BSC

    *Não monitora somente os dados financeiros;

    *pode ser utilizado para medir o desenvolvimento de uma empresa;

    *complementa dados do passado com fatores que levarão a empresa ter sucesso no futuro;

  • Questão abordando a ferramenta de gestão e planejamento, Balance Scorecard. Exige que o candidato saiba quais suas perspectivas e aplicações na organização.

    Segundo seus autores, Kaplan e Norton (1999), O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:

    >> Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.

    >> Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: tempo, qualidade e desempenho do serviço.

    >> Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.

    >> Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

    GABARITO: CERTO

  • A questão em análise aborda o assunto do Balanced Scorecard – BSC (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho). O BSC é uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida, em 1992, por dois professores da Harvard Business School (HBS): Robert Kaplan e David Norton. Essa metodologia está voltada para o futuro da empresa, uma vez que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto equilibrado de indicadores (financeiros e não financeiros).

    O BSC prioriza o equilíbrio organizacional com um mecanismo de implementação da estratégia. Para isso, ele prioriza quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; e aprendizado e crescimento.

    A Perspectiva Financeira aborda questões relacionadas à saúde financeira da empresa, como: lucratividade, fluxo de caixa e retorno sobre investimentos. A Perspectiva Clientes aborda aspectos do mercado, ou seja, como o cliente vê a organização. Nessa análise dos clientes, verifica-se se os produtos e serviços estão de acordo com a missão da organização ou se atendem às necessidades dos clientes. São indicadores dessa perspectiva a retenção de clientes, valor agregado aos produtos, tendências do mercado, participação e posicionamento no mercado etc.

    Já a Perspectiva Processos Internos refere-se ao negócio em si. Essa perspectiva analisa todos os processos de gestão que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e que trazem melhores resultados para a empresa. São indicadores dessa perspectiva: criatividade, qualidade, produtividade, inovação, logística etc. Por fim, a Perspectiva de Aprendizado e Crescimento refere-se à capacidade de a empresa melhorar continuamente, à capacidade de inovar e de se diferenciar no mercado. Essa perspectiva abarca principalmente os ativos intangíveis da organização, como: pessoas, informações, conhecimento, clima e motivação.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa em análise está correta, pois os conceitos apresentados referem-se a avaliação do desempenho nas Perspectivas de Processos Internos, Financeira e de Aprendizado e Crescimento.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO". 
  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''OS QUE PODENDO , FOREM OMISSOS, SERÃO CÚMPLICES DA BARBÁRIE.''

  • balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta de planejamento estratégico que também pode ser utilizada para avaliar o desempenho de unidades de negócio, equipes ou indivíduos.

    Eu sinceramente não sabia que o BSC poderia avaliar o desempenho de equipes ou indivíduos. Pensei que fosse só da organização como um todo ou até de unidades de negócios.

  • O BSC pode ser mencionado como uma ferramenta e como metodologia. para a quadrix ,tanto faz se é uma ferramenta do planejamento estratégico ou da gestão estratégica.