SóProvas


ID
3407815
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


O que você deve entender antes de dizer

que é perfeccionista no trabalho


       Você sente (ou conhece alguém) que nunca consegue trabalhar em equipe porque acredita ser a única pessoa que sabe fazer a tarefa direito? Está sempre tentando agradar aos outros, anulando as próprias vontades? E, de tão acostumado à autocrítica, acaba vendo “defeitos” em tudo e em todos? Essas características são comuns aos perfeccionistas, e, se antes esse termo era sinônimo de dedicação, agora se transformou em um sinal de alerta. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos e no Reino Unido apontam para uma população que não está se tornando mais bem-sucedida apesar de buscar a perfeição, mas que, na verdade, está ficando cada vez mais doente.

       Segundo os estudos, existem dois tipos de perfeccionismo. O primeiro é o adaptativo, que é saudável. Nele a pessoa se sente motivada a novas conquistas, tem um padrão alto de metas e disciplina para alcançá-las. Porém, o outro tipo de perfeccionismo, o mal-adaptativo, é perigoso para a saúde. O tipo mal-adaptativo nunca está satisfeito com seu desempenho. Isso acontece porque suas metas não são apenas altas, mas irreais. Seus padrões de autocobrança passam do limite, afetando a forma como se comporta, além de estimular uma personalidade controladora, impactando negativamente suas relações interpessoais e levando ao esgotamento físico e mental.


(Sofia Esteves. https://exame.abril.com.br, 10.10.2019. Adaptado)

Quanto à regência, a expressão destacada em – … agora se transformou em um sinal de alerta… (1º parágrafo) – pode ser corretamente substituída, sem prejuízo do sentido e de acordo com a norma-padrão, por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? se converteu em (=quem se converte, converte-se EM algo ? preposição "em" regida pelo verbo).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva b

    se converteu em

  • verbo converter, com o sentido de «transformar uma coisa noutra», usa-se coma preposição em.

    Ex.: «Os trabalhadores profanaram a Capela de Santa Catarina, em Goa, convertendo-a em cozinha.»

    verbo, conjugado reflexamente, pode reger a preposição a. Ex.: «converteu-se ao catolicismo».

  • Que texto bem feito esse da Revista Exame! Queria esse dom para escrever minhas redações.

  • Mônica Melo, eu acredito que não seja um dom.

    Com muita dedicação e persistência nós chegaremos a esse patamar. bons estudos

  • se converteu em alguma coisa

  • Gabarito: Letra B

    O verbo converter, com o sentido de «transformar uma coisa noutra», usa-se coma preposição em. Ex.: «Os trabalhadores profanaram a Capela de Santa Catarina, em Goa, convertendo-a em cozinha.» O verbo, conjugado reflexamente, pode reger a preposição a. Ex.: «converteu-se ao catolicismo».

    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/regencia-do-verbo-converter--uso-da-palavra-funcao/29243#:~:text=O%20verbo%20converter%2C%20com%20o,converteu-se%20ao%20catolicismo».

  • Praticamente em todas as questões de regência, eu tento imaginar uma ou várias frases para analisar qual preposição é a mais adequada. Por exemplo, nessa questão eu imaginei: Eu converto minhas finanças em lucros. Deu certo,

  • O verbo converter, com o sentido de «transformar uma coisa noutra», usa-se coma preposição e

    ex: Jesus converteu água em vinho