-
GABARITO: LETRA C
A) Aos alquimistas ocorriam, muitas vezes, nos momentos de maior ambição, a possibilidade de se fabricar o ouro a partir de operações a se realizar num laboratório químico ? sujeito simples e no singular, o qual está posposto ao verbo (=a possibilidade ocorria).
B) Uma obra de arte, sejam nos livros, sejam nos painéis, costuma-se produzir em momentos onde não faltam aos artistas algum tempo de ócio criativo ? sujeito simples e no singular, o qual está posposto ao verbo (=algum tempo de ócio não falta).
C) Aos momentos de preguiça deve-se, segundo o autor, a inspiração para que se alcancem alguns resultados que, sem ela, não se revelariam possíveis.
D) Estilingues, flechas e lanças, a se crerem nos argumentos do cronista, constitui um arsenal bélico destinado a satisfazer os impulsos que decorrem da nossa preguiça ? O correto é "constituem" (=concorda com o sujeito composto "estilingues, flechas e lanças").
E) Na história das telecomunicações não haveriam como deixar de notar os atributos da preguiça, que se manifesta como um desejável encurtamento das distâncias ? o correto é "haveria" (=trata-se de um verbo impessoal).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Segundo o autor, a inspiração para que se alcancem alguns resultados, deve-se aos momentos de preguiça, que sem ela não se revelariam possíveis.
-
Observação ainda não dita sobre a letra B:
Uma obra de arte, seja~m~ nos livros, seja~m~ nos painéis, costuma-se produzir em momentos onde não falta~m~ aos artistas algum tempo de ócio criativo.
"seja...seja" é conector alternativo e é invariável = deveria estar no singular.
-
A) a possibilidade ocorria..
B) não faltam algum tempo de ócio criativo.
Algum tempo não falta..
D) Estilingues, flechas e lanças, constitui
Constituem..
E) Na história das telecomunicações não haveriam ..
haver no sentido de tempo decorrido ou ocorrer = impessoal. Sem pessoa, sujeito, plural.
Sucesso ,bons estudos não desista!
-
C - Na ordem direta:
A inspiração deve-se aos momentos de preguiça para que se alcancem alguns resultados que, sem ela, não se revelariam possíveis.
-
-
Na B), o "sejam" também não ta errado?
-
a) Aos alquimistas ocorriam (..) a possibilidade.
b)sejam...sejam
c)Gabarito
d)Estilingues, flechas e lanças (...) constitui / constituem
e)haver(existir...) INVARIÁVEL
-
Conseguir responder essa questão corretamente no calor do concurso é complicado. A FFC fez os períodos parecerem cubo mágico, tudo misturado.
-
a) Aos alquimistas ocorriam, muitas vezes, nos momentos de maior ambição, a possibilidade de se fabricar o ouro a partir de operações a se realizar num laboratório químico.
O que ocorria? a possibilidade. Logo, o verbo ocorrer deve estar no singular.
b) Uma obra de arte, sejam nos livros, sejam nos painéis, costuma-se produzir em momentos onde não faltam aos artistas algum tempo de ócio criativo.
Aqui temos três erros. No primeiro caso, as palavras "sejam" estão erradas, pois devem estar no singular, já que fazem referência ao termo "uma obra de arte". No segundo caso, é importante frisar que a palavra "onde" só pode ser usada para fazer referência a lugar, diferentemente do termo "em que", o qual pode ser usado em qualquer situação. No terceiro caso, o que falta aos artistas? O ócio; logo, o verbo faltar deveria estar no singular.
c) Aos momentos de preguiça deve-se, segundo o autor, a inspiração para que se alcancem alguns resultados que, sem ela, não se revelariam possíveis.
Letra C - RESPOSTA CORRETA.
Uma dica de ouro: para ajudar a verificar se está certo ou não, em caso de hipérbato (inversão da ordem direta da frase), coloque a frase na ordem direta, ou seja: sujeito, verbo e complemento.
Frase direta: Segundo o autor, a inspiração para que se alcancem alguns resultados que, sem ela (referência à inspiração), não se revelariam possíveis (referência a resultados), deve-se aos momentos de preguiça.
d) Estilingues, flechas e lanças, a se crerem nos argumentos do cronista, constitui um arsenal bélico destinado a satisfazer os impulsos que decorrem da nossa preguiça.
Ora, havendo três núcleos, obviamente o verbo "constituir" deve estar no plural; ou seja, estilingues, flechas e lanças constituem um arsenal (...).
e) Na história das telecomunicações não haveriam como deixar de notar os atributos da preguiça, que se manifesta como um desejável encurtamento das distâncias.
Não haveria como, na frase, tem o sentido de não existir. Como sabemos, haver no sentido de existir fica no singular, sempre, já que possuindo esse sentido se torna um verbo impessoal.
-
Dica infalível: sempre colocar a frase na ordem direta
-
CLASSES DE PALAVRAS INVARIÁVEIS
P - PREPOSIÇÃO
I - INTERJEIÇÃO
C - CONJUNÇÃO
A - ADVÉRBIO
PORTANTO, SEJA...SEJA FUNCIONA COMO CONJUNÇÃO E É INVARIÁVEL.
-
E- tempo decorrido ,verbo impessoal.
haveria.