SóProvas


ID
3408433
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Novas formas de vida?

     Uma forma radical de mudar as leis da vida é produzir seres completamente inorgânicos. Os exemplos mais óbvios são programas de computador e vírus de computador que podem sofrer evolução independente.

      O campo da programação genética é hoje um dos mais interessantes no mundo da ciência da computação. Esta tenta emular os métodos da evolução genética. Muitos programadores sonham em criar um programa capaz de aprender e evoluir de maneira totalmente independente de seu criador. Nesse caso, o programador seria um primum mobile, um primeiro motor, mas sua criação estaria livre para evoluir em direções que nem seu criador nem qualquer outro humano jamais poderiam ter imaginado.

    Um protótipo de tal programa já existe – chama-se vírus de computador. Conforme se espalha pela internet, o vírus se replica milhões e milhões de vezes, o tempo todo sendo perseguido por programas de antivírus predatórios e competindo com outros vírus por um lugar no ciberespaço. Um dia, quando o vírus se replica, um erro ocorre – uma mutação computadorizada. Talvez a mutação ocorra porque o engenheiro humano programou o vírus para, ocasionalmente, cometer erros aleatórios de replicação. Talvez a mutação se deva a um erro aleatório. Se, por acidente, o vírus modificado for melhor para escapar de programas antivírus sem perder sua capacidade de invadir outros computadores, vai se espalhar pelo ciberespaço. Com o passar do tempo, o ciberespaço estará cheio de novos vírus que ninguém produziu e que passam por uma evolução inorgânica.

     Essas são criaturas vivas? Depende do que entendemos por “criaturas vivas”. Mas elas certamente foram criadas a partir de um novo processo evolutivo, completamente independente das leis e limitações da evolução orgânica.

(Adaptado de HARARI, Yuval Noah. Sapiens, Uma breve história da humanidade.Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre: L&PM, 38. ed,, 2018, p. 419-420). 

Um segmento baseado no texto ganha nova redação, sem prejuízo para sua clareza, sua correção e seu sentido básico, em:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva b

    Haverá um programa capaz de evoluir independentemente de seu criador. // Chegará o tempo em que um programa dispensará seu criador para vir a evoluir

  • Gabarito B

    A) "A ciência da computação tenta emular os métodos da evolução" O sentido da assertiva indica que a ciência da computação tenta reproduzir/simular/imitar os métodos da evolução e não combatê-la.

    C) A assertiva original dá ideia de proporção : "à medida que se espalha pela internet,o vírus se replica milhões de vezes." A alteração proposta é uma oração concessiva :"Não obstante/embora se propaguem pela internet, o vírus reage por milhões de vezes." Dá ideia de contraposição.

    D) A mudança proposta contém um erro de concordância : " A mutação de muitos vírus, ao longo dos anos, se propagarão pelo ciberespaço." A mutação se propagará.

    E) A mudança proposta contém um erro : "A condição para serem vivos os novos vírus dependerá de como vermos essas criaturas." Dependerá de como vemos / enxergamos essas criaturas.

    Qualquer erro,por favor,avisem-me.

  • Vejo que há mudança de sentido na letra B quando coloca : evoluir independente de seu criador x dispensará seu criador PARA VIR a evoluir.

  • Um pouco forçado o gabarito.

    Evoluir independentemente de seu criador...

    depois

    Primeiro dispensará para seu criador vir a evoluir ... tá...

  • Pra mim, mudou o sentido da B. 

    Uma coisa é voce evoluir por si. A outra é voce vir e evoluir, ou seja, voce nao existia anteriormente. Inclusive a oraçao cita o VIRUS, o que seria totalmente plausivel ele VIR, o que nao aconteceu na primeira oraçao.

     

  • Letra D errada.

    Sujeito: A mutação dos vírus. Núcleo do sujeito: A mutação.

    Logo, o verbo está na forma errada.

    A mutação ..... ao longos dos anos....se propagará.

  • Conforme comentário da professora sobre o erro na E

    Depende do que entendemos por “criaturas vivas” para assim chamar os novos vírus. // A condição para serem vivos os novos vírus dependerá de como virmos essas criaturas.

  • ESSAS QUESTOES DE MUDAR SENTIDO É MAIS SUBJETIVO QUE ADM GERAL KKKKKKKKKKKKKK