SóProvas


ID
3409030
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A acondroplasia é uma mutação no gene FGFR3 que codifica um receptor celular relacionado ao crescimento ósseo e é do tipo autossômico dominante. Em dose dupla pode ocasionar a morte do embrião. Porém, em heterozigose, os indivíduos nascem com problemas de crescimento. Um cruzamento de um homem acondroplásico com uma mulher também acondroplásica gerou um primeiro filho normal. A mulher, que está grávida de gêmeos bivitelinos está preocupada com a possibilidade de os filhos nascerem afetados pela doença. Qual é a chance de os dois gêmeos nascerem normais?

Alternativas
Comentários
  • O raciocínio dessa questão:

    A acrondoplasia é uma alteração autossômica dominante, logo descartamos o alelo AA (1/4). Só resta então a opção heterozigota que é Aa e a recessiva aa, isto é, 3/4 ou 1/3 aa + 2/3 Aa. No entanto, é em heterozigose que a acondroplasia é fenotipicamente visível, isto é, os indivíduos nascem com a alteração (problema de crescimento).

    A questão pede a chance dos dois gêmeos nascerem normais. Assim, a única chance dos indivíduos nascerem normais é com o alelo recessivo aa, ou seja, 1/3 = 0,3333 ou 33,3%.

    Mas a questão quer saber qual a chance de os dois gêmeos nascerem normais. Os gêmeos são BIVITELINOS, logo, são gêmeos diferentes.

    Por serem gêmeos diferentes, a probabilidade de dois eventos ocorrem independentes um do outro (dois gêmeos diferentes nascerem normais) é a probabilidade desse evento elevado ao quadrado.

    Assim, (1/3)², o que é igual a 1/9 = 0,11 ou 11%.

    Que é a mesma coisa que 0,33333333 x 0,33333333.

    Letra A.

  • O item nos diz que o gene acondroplasia é do tipo autossômico dominante, ou seja, acomete indivíduos que apresentam o alelo dominante A. Porém, em homozigotos dominantes AA, estes alelos são letais.

    Devemos lembrar que os gêmeos bivitelinos possuem material genético diferente, pois são originados de dois ovócitos e dois espermatozoides diferentes. Isto implica dizer que o nascimento destes gêmeos são eventos independentes. 

    Para a acondroplasia temos

    AA = morte do embrião, Aa = problemas de crescimento e aa = normalidade

    Tanto o homem como a mulher são acondroplásicos, portanto, heterozigotos, e seu cruzamento será Aa x Aa. Temos:

    AA, Aa, Aa, aa

    Note que, a chance de que a criança nasça normal é de 1/3, pois o fenótipo AA ocasiona a morte do embrião. 

    Vamos utilizar a regra do produto, pois vimos que são dois nascimentos independentes. Sendo assim:

    p = 1/3 x 1/3 = 1/9 = 0,11 = 11%

    Portanto, alternativa A está correta.

  • um filho nasceu normal edois estão no útero, então é dois terços2/3 = 33%

  • Essa letalidade passou batida na minha leitura

  • Biologos, analfabetos em exatas, pode, PODE, então nao é 1/3, é 1/4. PRa mim, 50%