SóProvas


ID
3411010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Banco Central exerce papel estratégico no equilíbrio dos mercados financeiros ao interferir na oferta e demanda por moeda. Os fatores que afetam a oferta ou a demanda de moeda de um país estão entre os principais determinantes da taxa de câmbio. A esse respeito, julgue o item subsequente.


As operações de mercado aberto contracionistas levam a uma diminuição do preço dos títulos e a um aumento da taxa de juros.

Alternativas
Comentários
  • Quando o Banco Central tem intenção de diminuir as taxas de juros, ele compra títulos públicos, assim incentiva o desenvolvimento e a abertura de créditos. O Open Market surge então como uma estratégia para atingir o mercado em curto prazo.

    Se o país estiver enfrentando uma crise financeira, a economia necessitará de expansão. Então, o Banco Central promoverá uma situação em que ocorra a diminuição das taxas de juros. Com isso, haverá maior possibilidade de investimentos e abertura de créditos.

    Agora, se o país estiver em fase de crescimento gradativo, o Banco Central incentivará o aumento da taxa de juros. Com o aumento da taxa de juros, haverá maior incentivo de poupanças nos bancos.

    Aumento de juros: queda no preço dos títulos

    Queda nos juros: aumento no preço dos títulos

    Fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br/blog/economia_open-market/

  • Politica contracionista com BACEN - ele vende títulos para retirar moeda do mercado.

    com mais títulos a venda - o preço do título diminui

    com menos moeda circulando - curva LM move p esquerda e o novo equilíbrio é com juros maior

    juros é a remuneração da moeda - existindo menos moeda o juros aumenta

  • Mercado aberto (ou Open Market) é uma das estratégias utilizadas pelo Bacen ara regular a oferta de moeda no Brasil (política monetária). Trata-se da venda de títulos públicos aos bancos, por uma taxa mais atraente do que a praticada no mercado. Com isso, os bancos preferem comprar os títulos a emprestar o dinheiro (maior segurança contra inadimplências). Portanto, o Bacen retira parte do dinheiro em circulação no mercado. Conforme a lei a oferta e da demanda, mais títulos no mercado faz com que seus preços diminuam (maior oferta) e menos dinheiro no mercado faz com que seu custo (taxas de juros) aumentem (menor oferta).

    O open market pode ser contracionista (com vistas a reduzir a oferta de moeda no mercado) ou expansionista (com o objetivo de aumentar a oferta de moeda no mercado, praticando uma operação inversa neste caso).

    Portanto, a prática de 'mercado aberto' contracionista (explicada acima) reduz o valor dos títulos no mercado e aumenta o custo do capital (taxa de juros).

  • Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho aqui!

    As operações de mercado aberto são um dos instrumentos monetários que o Bacen utiliza para executar sua política monetária e são caracterizadas pelas compras e vendas de títulos públicos que o Bacen faz no mercado. 

    Se essas operações forem contracionistas, isso significa que o Bacen está vendendo títulos e pegando dinheiro, com o objetivo de restringir a quantidade de moeda na economia. O impacto dessa política monetária contracionista via venda de títulos públicos, é que o Bacen retira dinheiro da economia fazendo com que a taxa de juros suba.

    Além disso, ao vender títulos no mercado, o Banco central está aumentando a oferta de títulos. quando a oferta de títulos públicos aumenta, o preço desses títulos cai. Portanto, gabarito certo. 

    Gabarito do professor: Certo. 
  • O preço do título é inversamente proporcional à taxa de juros. A pol. monetária contracionista desloca a curva LM para a esquerda, aumentado a taxa de juros e, por conseguinte, diminuindo o preço dos títulos.

  • Para melhor compreensão.

    Portanto, lembre-se que a taxa de juros e a inflação caminham em sentido contrário. Logo, se há uma política contracionista (retirada de dinheiro da economia) haverá aumento da taxa de juros e diminuição da inflação em razão da pouca quantidade de moeda em circulação. O inverso também é verdadeiro.

  • Certo

    Política fiscal;

    -> Gastos – despesas e transferências

    -> tributação

     

    (estimular – expansionista)

    (desestimular – contracionista ou restritivas)

    Contracionista:

    • Retira dinheiro da economia
    • Se há menos dinheiro em circulação, ele fica mais caro. E o que é entendido como preço do dinheiro? Os JUROS!! Logo, há elevação da taxa de juros.

    Expansionista:

    • Insere dinheiro na economia
    • Se há mais dinheiro na economia, seu preço é mais baixo, assim como a taxa de juros.

    Compra e venda de títulos pelo Bacen:

    • Compra:
    • Bacen retira o título e coloca dinheiro na economia.
    • Mais dinheiro = expansão monetária e juro baixo!
    • Menos títulos na economia = fica mais caro!
    • Venda:
    • Bacen retira o dinheiro, colocando o título em circulação.
    • Menos dinheiro = contração monetária e juro alto!
    • Mais títulos na economia = ficam mais baratos!

  • medida Contracionista- retirada de dinheiro da economia- dai gera menos gastos que gera menor inflação.

    inflacao e taxa de juros são inversamente proporcionais.

    Portanto menor inflação aumento da taxa de juros.

    E uma das formas de se retirar dinheiro da economia (medida contracionista) é abaixar o preço dos títulos para ficar mais convidativo para adquiri-lo pelo público e assim retirar esse dinheiro de circulação.

  • Lei da Oferta e da Demanda - > Se o está aumentando a oferta dos títulos com a política monetária contracionista, através de sua venda, o preço desse título diminui.

    Em uma política monetária contracionista ocorre o deslocamento da curva LM para cima e para a esquerda, tendo como um dos efeitos o aumento na taxa de juros.