SóProvas


ID
3411043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a gerenciamento de projetos.


De acordo com o PMBOK 6, o gerente do projeto não é responsável por garantir que o trabalho relacionado a requisitos seja considerado no plano de gerenciamento do projeto, porque, em projetos ágeis, em vez de planejamento do escopo, há a definição do backlog, que acontece mais ao longo da vida do projeto e menos em seu início.

Alternativas
Comentários
  • Um dos grupos do Gerenciamento de Projetos é o "Gerenciamento do escopo do projeto", etapa esta que consiste em:

    1. Planejar o gerencimento do escopo

    2. Coletar os requisitos: é o processo de determinar, documentar e gerenciar as necessidades e requisitos das partes interessadas a fim de cumprir os objetivos. O principal benefício deste processo é que fornece a base para definição e gerenciamento do escopo do produto e do escopo do projeto. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto. 

    3. Definir o escopo

    4. Criar a EAP

  • Backlog é uma espécie de lista de tarefas que, normalmente, é associada ao seguimento de TI, por referir-se ao desenvolvimento de um produto ou um sistema. Quando combinado com uma gestão ágil, o backlog ajuda a entender melhor o escopo de um projeto, as prioridades e o andamento das sprints.

  • A questão cobra conhecimento sobre a responsabilidade do gerente de projetos em um contexto de projetos ágeis.

    Independentemente do tipo de projeto, preditivo ou adaptativo/ágeis, o gerente do projeto “é responsável por garantir que o trabalho relacionado a requisitos seja considerado no plano de gerenciamento do projeto, e que as atividades relacionadas a requisitos sejam realizadas no prazo e dentro do orçamento, e entreguem valor" [1].

    A diferença fundamental é que em projetos ágeis os requisitos e, portanto, o escopo do projeto evolui constantemente de forma a assegurar que será desenvolvido o que é necessário para atender as necessidades de negócio mais atuais e prioritárias. O que acontece é que é dedicado menos tempo para entendimento de todos os requisitos do projeto no estágio inicial, deixando o refinamento para o momento mais próximo da construção do produto a fim de minimizar disparidades entre a declaração de requisito inicial e a necessidade de negócio atual. Dessa maneira, o “ escopo é definido e redefinido ao longo do projeto" [1].

    Nesse sentido, o escopo de um projeto ágil é desmembrado em um conjunto de requisitos no chamado backlog do produto e, a cada iteração, é determinado os itens do backlog mais prioritários para serem entregues na próxima iteração. Ou seja, os processos "coletar requisitos", "definir o escopo" e "criar a EAP" são repetidos em todas as iterações dos projetos ágeis, enquanto em projetos preditivos esses processos são realizados no início e atualizados por meio de um processo de controle de mudanças [1].  

    Assim, o gerente do projeto "garantir que o trabalho relacionado a requisitos seja considerado no plano de gerenciamento do projeto" também ocorre no contexto de projetos ágeis.


    Gabarito da professora: ERRADO.


    Referência:

    [1] Guia PMBOK 6ª Edição (Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® Guide) - 6ª edição, Project Management Institute, Inc., 2017).

  • Veja a solução da resposta no vídeo do Professor Vinícius Gnandt: https://youtu.be/CPAllPeRqm0

  • Nas metodologias ágeis, o backlog ("acúmulo"; "acumulado de serviços”; "lista de atividades para fazer") é planejado desde o início da vida do projeto.

    Gabarito: Errado.