SóProvas


ID
3412381
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 2° Região (RS)
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação à ética e à moral no serviço público, julgue o item.


A ideia de cidadania mantém‐se fiel ao texto original da Constituição Federal de 1988, enunciando direitos e deveres que envolvem a relação cidadão‐Estado.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica esse gabarito.

  • Gab. E

    Creio que o correto é CIDADÃO no lugar da palavra cidadania.

    Bons estudos.

  • A IDEIA DE CIDADANIA DA QUESTÃO SE LIMITA SOMENTE DOS DIREITOS POLITICOS

    E FORA DA CF O CONCEITO É MAIS GLOBAL COM DIREITOS E DEVERES

  • A cidadania, assim como o Direito, se renova constantemente diante das transformações sociais, do contexto histórico vivenciado e principalmente diante da mudança de paradigmas ideológicos. Por tal razão é possível afirmar que cidadania não é uma ideia estática, mas dinâmica. Fonte: https://ambitojuridico.com.br

    Erro da questão: A ideia de cidadania mantém‐se fiel ao texto original da Constituição Federal de 1988...

  • Resumo sobre Cidadania:

    1) Conceito clássico: "a cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo" (Dalmo Dallari).

    2) É um direito constitucional exercido por um determinado grupo de pessoas, sendo assim, todos aqueles que não a exercem estarão marginalizados da tomada de decisões de um governo.

    3) A cidadania é um processo de construção permanente de direitos e depende da capacidade dos indivíduos de atuarem sobre o espaço público para instituir direitos que se referem a interesses particulares ou específicos (ou seja, o âmbito de atuação da cidadania é público, embora possa instituir direitos particulares ou específicos).

    4) O exercício da cidadania, como uso de direitos e desempenho de deveres, deve pautar-se por contornos éticos.

    5) Atualmente o novo conceito de Cidadania ultrapassa a concepção clássica referente aos direitos políticos.

  • Aquela questão que vc erra e pergunta : pq eu errei?

  • ACREDITO QUE A QUESTÃO ESTEJA FALANDO DA MUTAÇÃO CONSTITUCIONAL

    Ana Cândida define a mutação como:

    “(…) alteração, não da letra ou do texto expresso, mas do significado, do sentido e do alcance das disposições constitucionais, por meio ora da interpretação judicial, ora dos costumes, ora das leis, alterações essas que, em geral, se processam lentamente, e só se tornam claramente perceptíveis quando se compara o entendimento atribuído às cláusulas constitucionais em momentos diferentes, cronologicamente afastados uns dos outros, ou em épocas distintas e diante de circunstâncias diversas” (FERRAZ, 1986, p.09)

    Nesse sentido, a constituição sofre alterações constantes seja por meio de emendas, seja sem alterar sua redação original, os conceitos vão se amoldando a medida que a sociedade vai evoluindo para atender as necessidades destas.

    Podemos notar que um exemplo claro é de mutação e alteração do conceito de cidadania com a conferência de Viana em 1993, pós constituição voltadas para o reconhecimento e defesa da dignidade da pessoa humana e na concretização de direitos fundamentais, notadamente de participação político-democrática. 

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca da cidadania.

    2) Base jurisprudencial (Roberto Moreira de Almeida)

    A cidadania é o status que permite o nacional exercer os direitos políticos de votar e de ser votado. Na concepção clássica de Dalmo Dallari, expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. [ALMEIDA, Roberto Moreira. Custo de direito eleitoral. 13ª ed. Salvador: JusPodivm. P. 75]

    3) Exame do enunciado e identificação da resposta

    À luz da doutrina clássica acima transcrita, a cidadania é o status que permite o nacional exercer os direitos políticos de votar e de ser votado.

    Todavia, é importante ressaltar que a ideia de cidadania não é estática, mas sim dinâmica, uma vez que sofre interferência do contexto histórico vivenciado, das transformações sociais e das ideologias. Por exemplo, a cidadania da antiguidade clássica não é a mesma ideia de cidadania da atualidade que também não será a mesma das gerações futuras.

    Portando, é errado afirmar que a ideia de cidadania se mantém fiel ao texto original da Constituição Federal de 1988, uma vez que ela está em ampla evolução e já não representa apenas o direito de votar e ser votado, mas também o direito a ter educação de qualidade, saúde, informação e etc.

    Resposta: ERRADO.

  • É errado afirmar que a ideia de cidadania se mantém fiel ao texto original da Constituição Federal de 1988, uma vez que ela está em ampla evolução e já não representa apenas o direito de votar e ser votado, mas também o direito a ter educação de qualidade, saúde, informação e etc.

    .

    Comentário ds professora Mayara Almeida.

  • TÍTULO I

    Dos Princípios Fundamentais

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    Fundamentos

    I - a soberania

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa

    V - o pluralismo político

    Poder constituinte

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    Diretamente

    Plebiscito

    Referendo

    Iniciativa popular

    Indiretamente

    Representantes eleitos

    Tripartição dos poderes

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Objetivos fundamentais

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Princípios nas relações internacionais 

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional

    II - prevalência dos direitos humanos

    III - autodeterminação dos povos

    IV - não-intervenção

    V - igualdade entre os Estados

    VI - defesa da paz

    VII - solução pacífica dos conflitos

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade

    X - concessão de asilo político

    Integração econômica, política, social e cultural

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

  • ERRADO.

    A ideia de cidadania vem evoluindo a cada tempo, então, não é certo afirmar que ela se mantem a mesma de que foi descrita em uma constituição criada em 1988.

  • A ideia de cidadania vem evoluindo a cada tempo. Não é possível afirmar que a ideia de cidadania se mantém fiel ao texto original da Constituição Federal.

    É só pensar nas questões homo-afetivas que na constituição de 88 não existia, porém com o tempo foi abrangido a garantia dos direitos desses indivíduos.

  • Resposta do professor:

    Exige-se conhecimento acerca da cidadania.

    2) Base jurisprudencial (Roberto Moreira de Almeida)

    A cidadania é o status que permite o nacional exercer os direitos políticos de votar e de ser votado. Na concepção clássica de Dalmo Dallari, expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. [ALMEIDA, Roberto Moreira. Custo de direito eleitoral. 13ª ed. Salvador: JusPodivm. P. 75]

    3) Exame do enunciado e identificação da resposta

    À luz da doutrina clássica acima transcrita, a cidadania é o status que permite o nacional exercer os direitos políticos de votar e de ser votado.

    Todavia, é importante ressaltar que a ideia de cidadania não é estática, mas sim dinâmica, uma vez que sofre interferência do contexto histórico vivenciado, das transformações sociais e das ideologias. Por exemplo, a cidadania da antiguidade clássica não é a mesma ideia de cidadania da atualidade que também não será a mesma das gerações futuras.

    Portando, é errado afirmar que a ideia de cidadania se mantém fiel ao texto original da Constituição Federal de 1988, uma vez que ela está em ampla evolução e já não representa apenas o direito de votar e ser votado, mas também o direito a ter educação de qualidade, saúde, informação e etc.

  • Nível médio. Aham, sei...

  • Questão pra assistente adm, secretária e aux. adm nesse nível. O que essa banca cobra pra nível superior?

  • Q p*** é essa?
  • cidadania é quem tem título de eleitor

  • A cidadania de 1988 não é EXATAMENTE a mesma que temos hoje. Naquela época não tinha whatsapp, facebook, telegram etc, e olha o papel que essas ferramentas hoje têm nas eleições. Por isso penso que a questão esteja errada. (E se for pensar mais profundamente ainda, NUNCA que conseguiríamos em 2021, fazer a mesma constituição que foi feita em 1988.)

  • A ideia de cidadania foi alargada, desde a CF. Ex: estatutos das minorias (criança e adolescente, idoso, mulher, maria da penha, deficiente etc). Todos são alargamentos do conceitos de "cidadão".