SóProvas


ID
3412498
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 2° Região (RS)
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com os conceitos da administração financeira, julgue o item.


Em um processo de elaboração orçamentária realizado pelo orçamento base‐zero, cada departamento deve ter por meta manter o orçamento do ano anterior, sem aumento de gastos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. ERRADO

    O Orçamento Base-Zero exige que o administrador justifique, a cada ano, todas as dotações solicitadas em seu orçamento, incluindo alternativas, análise de custo, finalidade, medidas de desempenho, e as consequências da não aprovação do orçamento. A ênfase é na eficiência, e não se preocupa com as classificações orçamentárias, mas com o porquê de se realizar determinada despesa.

    O Orçamento Base-Zero surgiu para combater o aumento dos gastos e a ineficiência na utilização/alocação dos recursos. Sua filosofia é romper com o passado: ele deixa de lado os dados históricos de receitas e despesas e exige nova análise e justificativa para os gastos de forma a não perpetuar erros históricos.

    Paludo

    Acrescento:

    Q201499 - CESPE - No orçamento base zero, os gerentes devem justificar todos os gastos orçamentários e não apenas as variações em relação ao orçamento do ano anterior. A linha de base é zero, e não, o orçamento do último ano.

    Gab. Certo.

  • GABARITO: ERRADO

    TIPOS DE ORÇAMENTO

    Orçamento Clássico/Tradicional: Apenas se preocupa com aspecto jurídico para controle político, prevendo receitas e fixando despesas. Sua principal preocupação era mostrar como e com o que está sendo gasto os recursos públicos.

    Orçamento de Desempenho (Realização): Enfatiza o resultado dos gastos e não apenas o gasto em si.

    Orçamento Base Zero (Estratégia): Ênfase na eficiência, considerando que as despesas são novas a cada ano, tendo todas elas que ser justificadas e exigindo, assim, maior comprometimento e chances em atingir objetivos e metas. Parte-se do zero a cada ano.

    Orçamento-Programa (Moderno): Instrumento de planejamento do governo. Ênfase nas realizações, portanto na efetividade. Elo entre planejamento, orçamento e gestão. Objetiva o planejamento e por mais que sirva para prestar contas, este não é o seu objetivo.

    Orçamento Participativo: Participação real da população nos processos, democratizando a relação Estado e Sociedade. Ocorre perda de flexibilidade. Maior rigidez na programação de investimentos. A legalidade e o Legislativo não deixam de ter sua participação.

    FONTE: QC

  • Base zero: começa tudo de novo, sem direito adquirido.

  • Manter o orçamento do ano anterior? Nada disso!

    É justamente o contrário!

    Na técnica de elaboração de orçamento base-zero (OBZ) não há direito adquirido! A filosofia do orçamento base-zero é romper com o passado! A cada ano é feita uma análise crítica de todas as despesas. Durante a elaboração da proposta orçamentária para o exercício seguinte, todo conhecimento prévio acerca das execuções em exercícios anteriores seria desconsiderado. Resumindo: é como se todo ano um novo orçamento fosse elaborado partindo-se do “zero”.

    Gabarito: Errado

  • Esse orçamento esquece tudo e começa do ZERO.

  • Orçamento de Base Zero

    Ausência de vinculação ao exercício anterior como parâmetro para o valor inicial mínimo do gasto.

    Ele zera o orçamento a cada ano.

    Lembrando que esse orçamento não é aplicado no Brasil.

  • Palavras chaves - orçamento do ano anterior

    A linha da base é zero, ou seja, não é considerado orçamentos anteriores

    .

    Q201499 - CESPE - No orçamento base zero, os gerentes devem justificar todos os gastos orçamentários e não apenas as variações em relação ao orçamento do ano anterior. A linha de base é zero, e não, o orçamento do último ano.

    Gab. Certo.

  • Gabarito Errado.

     

    * Orçamento de base zero ou por estratégia.

     

    *Orçamento de Base Zero: determina o detalhamento justificado de todas as despesas públicas a cada ano, como se cada item da despesa fosse uma nova iniciativa do governo.

     

    • Análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos.

    • Não possui direito adquirido, por isso o orçamento parte sempre do zero.

    É um processo de tomada de decisões

    • São confrontados os novos programas pretendidos com os programas em execução

    • É mais caro, difícil e lento para ser elaborado.

    • Surgiu no Texas - EUA

  • A questão pede o conhecimento do assunto ESPÉCIES DE ORÇAMENTO, especificamente sobre Orçamento Base-Zero.

    Orçamento Base Zero ou por Estratégia tem como característica a não existência de direitos adquiridos da unidade orçamentária em relação às verbas autorizadas no orçamento anterior, cabendo a ela justificar todas as atividades que desenvolverá no exercício corrente.

    Faz um reexame crítico dos dispêndios de cada área governamental. Nessa técnica, não há compromisso (direitos adquiridos) como o montante dos dispêndios ou com o nível de atividade do exercício anterior. Ao contrário do orçamento tradicional, que já parte de uma determinada base orçamentária, acrescentando apenas uma projeção da inflação, o orçamento base zero, como o próprio nome indica, exige que o administrador, a cada novo exercício, justifique detalhadamente os recursos solicitados. Faz uma revisão crítica dos gastos.

    De acordo com o Tesouro Nacional, Orçamento Base-Zero é a abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., durante o ano de 1969. Foi adotada pelo estado da Geórgia (gov. Jimmy Carter), com vistas ao ano fiscal de 1973. Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.

    Portanto, o gasto deve ser justificado a cada ano, não havendo direito adquirido, contrário ao enunciado do item, já que não tem que manter o orçamento do ano anterior. A base é zero.

    Gabarito do professor: ERRADO.

  • ERRADA

    Segundo Paludo, 2020, "Cada despesa é tratada como uma nova iniciativa de despesa, e a cada ano é necessário provar as necessidades de orçamento, competindo com outras prioridades e projetos. Inicia-se todo ano, partindo do "zero" - daí o nome Orçamento Base-Zero". No orçamento Base Zero toda despesa é considerada uma despesa nova - independentemente de tratar-se de despesa continuada oriunda de período passado ou se tratar de uma despesa inédita/nova.

  • gasto deve ser justificado a cada ano, não havendo direito adquirido, contrário ao enunciado do item, já que não tem que manter o orçamento do ano anterior. A base é zero.

    Gabarito do professor: ERRADO

  • Gab: ERRADO

    1. Orçamento Base Zero:
    • Sua principal característica é a análise, revisão e avaliação de TODAS as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível do gasto. Todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo com a descontinuidade de direito adquirido.

    FONTE: Meu resumo, pág. 44.

  • Orçamento Base-Zero

    Toda despesa é considerada uma despesa nova – independentemente de trata-se de despesa continuada oriunda do período passado ou se trata de uma despesa inédita/nova. A ênfase é na eficiência, e não há preocupação com as classificações orçamentárias, mas com o porquê de se realizar determinada despesa. O Base-Zero surgiu para combater/reduzir o aumento dos gastos e a ineficiência na utilização/alocação dos recursos.

    OBS: Esse tipo de orçamento é incompatível com qualquer planejamento de médio ou longo prazo.

    Fonte: Meus resumos ⚡

    Gab. E