SóProvas


ID
3412786
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

Vaca não dá leite

        Mario Sergio Cortella, filósofo, escritor, educador, palestrante e professor brasileiro, costumava dizer aos filhos quando crianças: “Quando completarem 12 anos, vou contar o segredo da vida a vocês”.

      Quando o mais velho completou 12 anos, acordou o pai todo ansioso para saber o segredo da vida. Disse o pai:

     “Contarei, mas você não poderá revelar aos seus irmãos. Eis o segredo: Vaca não dá leite. Você tem de tirar. Você precisa acordar às quatro da manhã, ir ao pasto, entrar no curral cheio de fezes, amarrar rabo e pernas da vaca, sentar no banquinho e fazer o movimento certo!”

       Esse é o segredo da vida. Vaca, búfala, cabra não dão leite. Ou você tira ou não tem leite.


(Cacau Menezes, “Vaca não dá leite”. Em:

https://www.nsctotal.com.br. Adaptado)

De acordo com a norma-padrão, assinale a alternativa correta quanto à pontuação.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    O pai, cuidadoso, orientou o filho a não revelar o segredo a seus irmãos.

  • GABARITO: LETRA D 

     a) O pai disse, para o ansioso filho mais velho; que vaca não dá leite ? vírgula separando incorretamente o objeto indireto do verbo.

     b) Ansioso o filho mais velho, acordou o pai para saber o segredo da vida ? vírgula separando incorretamente o sujeito do verbo.

     c) Para tirar leite da vaca: é preciso, amarrar seu rabo e suas pernas ? ISSO é preciso (=sujeito oracional separado erroneamente pela vírgula).

     d) O pai, cuidadoso, orientou o filho a não revelar o segredo a seus irmãos ? correto, temos um predicativo do sujeito, o qual está separado corretamente pelas vírgulas.

     e) Você tem de tirar o leite da vaca já que, ela, como se pensa, não dá ? faltou a vírgula para separar a oração subordinada adverbial causal.

     

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A letra D, a palavra CUIDADOSO não é aposto explicativo de PAI, não? Alguém pode me explicar? Obg

  • Aline,

    Cuidadoso é Predicativo do Sujeito.

    Mas pq ele é um Predicativo do Sujeito? Pq ele está entre vírgulas e está dizendo que naquele momento o pai é cuidadoso com o filho, sendo apenas uma característica daquele momento.

    Agora, se a frase fosse "O pai cuidadoso orientou o filho a não revelar o segredo a seus irmãos"

    "Cuidadoso sem vírgula"CUIDADOSO vira um Adjunto Adnominal e demonstra uma característica permanente, ele sempre será cuidadoso com seu filho.

    Espero que tenha entendido

    Bons estudos!

  • GAB: D

  • A questão requer conhecimento sobre o emprego dos sinais de pontuação.

    Alternativa (A) incorreta – Não se separa verbo de complemento. A vírgula está separando verbo de seu objeto indireto, e o ponto e vírgula está separando verbo “disse" da oração subordinada substantiva objetiva direta.


    Alternativa (B) incorreta – Não se separa sujeito de predicado, salvo se houver um termo ou frase intercalada. Ademais, deveria ter uma vírgula após o predicativo do sujeito “ansioso" por estar deslocado.


    Alternativa (C) incorreta – No lugar dos dois -pontos deveria ser uma vírgula separando a oração subordinada adverbial final antecipando o período. Empregam-se os dois -pontos antes de: uma enumeração, uma explicação, de uma pergunta ou resposta no discurso direto.

    A vírgula está empregada erroneamente, pois está separando sujeito operacional (amarrar seu rabo e suas pernas) do predicado (é preciso).

    Alternativa (D) correta – O adjetivo “cuidadoso" é uma característica efêmera, ou seja, característica passageira do sujeito “o pai" (O pai só está cuidadoso naquele momento porque não quer revelar o segredo aos outros filhos); logo, trata-se de um predicativo do sujeito, por isso vem entre vírgulas. Caso fosse uma característica permanente do pai, seria um adjunto adnominal e, nesse caso, não poderia vir entre vírgulas porque não se separa nome de adjunto adnominal.

    Alternativa (E) incorreta – A vírgula deve vir antes da locução conjuntiva causal “já que", e não após, salvo se houver um termo ou expressão intercalada. As vírgulas separando a expressão “como se pensa" estão corretas por isolarem uma expressão intercalada.


    Gabarito da professora: Letra D.