SóProvas


ID
3413353
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando a tipologia do texto, as ideias nele expressas e seus aspectos linguísticos, julgue o item.


Estariam mantidos os sentidos e a coerência do texto caso o segmento “que era” (linha 1) fosse suprimido do texto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? Até o século XVIII, a odontologia podia ser resumida basicamente pelo processo de extração dentária, que era realizado  sem anestesia ou condições mínimas de higiene.

    ? Retirando o termo em destaque passaríamos a ter uma oração subordinada adjetiva explicativa reduzida do particípio, sentido e coerência mantidos.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Perceba que o enunciado diz coerência e não correção gramatical..

    A Correção gramatical não fica acertada , pois estamos diante de uma oração subordinada adjetiva (explicativa)

    Analise: a odontologia podia ser resumida basicamente pelo processo de extração dentária, ( o qual )que erarealizado sem anestesia ou condições mínimas de higiene.

    Equívocos? Mande msg..

    Sucesso,bons estudos não desista!

  • O segmento poderia ser suprimido e não haveria nem incorreção gramatical, nem alteração de sentido. A exclusiva diferença é que uma oração estaria desenvolvida e a outra reduzida de particípio:

    (...) processo de extração dentária, que era realizado (...) → oração desenvolvida

    (...) processo de extração dentária, realizado (...) → oração reduzida

    As orações subordinadas adjetivas reduzidas jamais se apresentam com pronome relativo, presente na desenvolvida. De toda forma, a proposta do enunciado é correta.

    Certo.

  • Na questão, solicita-se confirmação do(a) candidato(a) sobre possibilidade de se retirar o termo “que era", da oração em análise e, ainda assim, preservar-se o sentido do texto original. Para avaliar a proposta, vejamos o fragmento de origem:

    Fragmento:

    “(...) a odontologia podia ser resumida basicamente pelo processo de extração dentária, que era realizado sem anestesia ou condições mínimas de higiene".


    Note que a supressão do termo sublinhado anteriormente em nada altera o sentido e a coerência do fragmento de origem, porque, na verdade, a ausência de “que era" transforma uma oração subordinada adjetiva explicativa desenvolvida em uma reduzida de particípio:


    “(...) a odontologia podia ser resumida basicamente pelo processo de extração dentária, realizado sem anestesia ou condições mínimas de higiene".


    Importante lembrar que o que diferencia uma oração desenvolvida de sua reduzida é que, na primeira, teremos sempre conectivos totalmente explícitos, seguidos de verbos conjugados; já na segunda, o conectivo não está explícito, ou apresenta apenas parte de sua estrutura, e o verbo passa do formato conjugado a uma forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio).

    No exemplo em questão, a oração desenvolvida é subordinada adjetiva porque o QUE é pronome relativo, equivalendo-se a O QUAL e, além disso, classifica-se como explicativa por estar pontuada com vírgula. Ao retirarmos QUE ERA, suprimimos justamente o elemento introdutor (que pode ser conectivo ou pronome relativo) e o verbo conjugado – elementos fundamentais para a ocorrência de orações desenvolvidas. Com tais termos ausentes, resta-nos “realizado", particípio do verbo “realizar", estrutura essencial para que ainda tenhamos uma oração subordinada adjetiva explicativa, porém em formato reduzido.

    Sendo assim, ao sugerir que a retirada de QUE ERA não afeta a coerência do texto, a banca apresenta um comentário correto.


    Resposta: CERTO

  • gente sempre que voces fizerem essas questoes, veja sempre a pergunta o que ela quer do texto, tipo: correçao gramatical, sentidos...

  • não está abrindo o texto, esse site já foi bom, ultimo ano que assino....

  • não tem texto

  • Kd o Texto????

  • KD O TEXTO???

  • KD O TEXTO???

  • LINHA 01 e 02 DO TEXTO.

    Até o século XVIII, a odontologia podia ser resumida basicamente pelo processo de extração dentária, que era realizado sem anestesia ou condições mínimas de higiene.